Vinte Um

Ratificado All-Star, líder do Raptors destaca empenho de Caboclo

Giancarlo Giampietro

kyle-lowry-all-star

Experimente falar para o Kyle Lowry que o All-Star Game é apenas uma festa, que não deveria para validar grandes currículos e diferenciar jogadores na NBA. Aos 28 anos e nove temporadas – ''Nem tão velho assim'', como gosta de frisar –, o armador foi eleito pela primeira vez para a partida que marca a metade da temporada regular e reúne um PIB per capita impressionante em quadra. Está curtindo a experiência.

O jogador chegou a ganhar a fama nos bastidores da liga de ser um dos jogadores mais complicados de se lidar no dia a dia. Aquela coisa de reclamar de treinador, reclamar dos erros dos companheiros, empurrando por um senso competitivo extrapolado, daqueles que ultrapassa os limites do razoável. Desde que o gerente geral Masai Ujiri chegou a Toronto, dando respaldo ao técnico Dwane Casey, mais presente nas operações do time, Lowry foi amansando. Mesmo naqueles tempos em que todos cotavam o Raptors como candidato a primeiro no Draft de Andrew Wiggins – e não a grande surpresa da Conferência Leste.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa
>> O VinteUm está no All-Star Game

Rudy Gay e Andrea Bargnani saíram, o Raptors decolou, e a figura de Lowry passou a ser reconhecida, enfim, pelo seu talento com a bola, e não pelas intrigas ou brigaiada. Na temporada passada, não deu tempo de ele ser premiado. Neste ano, não escapu. Chegou a hora de carimbar o selo de All-Star em seu currículo, algo que lhe vale bastante, não importando o fato de já ser considerado um dos melhores de sua posição. Coisa de orgulho pessoal, de ver oficializada uma conquista. Tem de entender.

A surpresa fica por conta de sua presença no time titular. Rolou no Canadá uma campanha nacional estrondosa, com apoio de Justin Bieber, Drake e qualquer outro embaixador disponível para garantir a convocação do astro. Deu tanto certo que, na reta final, ele ultrapassou ninguém menos que Dwyane Wade para ficar entre os cinco iniciais.

De modo que, durante o Media Day da NBA nesta sexta-feira, ao contrário de Tim Duncan, o armador subiu todo disposto e falante a seu palanque na sala de conferências do Hotel Sheraton, em Nova York, para ser rodeado por essa gentalha qualificada de jornalistas. Entre os zombeteiros, estava o VinteUm, também num cenário bem diferente daquele que cercava Duncan: acesso mais tranquilo.

(Aliás, parêntese: a despeito da presença de LeBron James e Carmelo Anthony no Leste, a movimentação de jornalistas em torno da galera do Oeste foi bem maior. Muito maior, mesmo, num reflexo claro do desnível de talento de uma conferência para a outra.)

Com menos gente ao redor, deu para fazer algumas perguntinhas ao All-Star Lowry. Vamos nessa, então:

21: Você já era sabidamente um dos melhores jogadores de sua posição. Então o que acontece quando chega a notícia da convocação? O quão importante era ter essa validação?
As coisas são diferentes, malucas, mas é empolgante. Quando a oportunidade vem, você tem de aproveitar. Nos anos em que não vim para cá, o que precisava era continuar trabalhando, fazendo o meu. Era continuar a crescer, mesmo achando que eu já era bom o bastante para estar no evento. Mas já chego sendo titular. Aí não dava para ser melhor.

Pensando nisso, temos o apoio dos torcedores de Toronto, que formaram um grupo fanático, bem diferente do que estamos acostumados a ver por aí na liga. O que pode falar sobre eles e sobre como conduziram sua eleição?
Nossa base de torcedores é maluca. Eles sempre agitam o ginásio, mostrando a paixão deles, fazendo barulho, colocando fogo. É algo sensacional, mesmo. Em Toronto, não estamos jogando mais por uma cidade. Mas, sim, por um país. De Montreal a Toronto. O país todo.

E essa história de vermos torcedores do Raptors por todas as partes agora? Até em Portland?
É, são vários os canadenses espalhados por aí, e eles aproveitam a chance para dar apoio ao time para o qual amam. E a gente, claro, curte muito isso de vê-los torcendo na estrada.

Bom, esse aspecto de ter uma torcida sensacional e um país, digamos, por trás do clube, não faz do Raptors agora um mercado mais atraente? Não muda a imagem?
Acho que o que muda mais a imagem é o fato de estarmos vencendo, acima de tudo. De estarmos jogando bem e vencendo. Se continuarmos num bom ritmo, vamos ter mais chance de conseguir bons reforços, ainda que nosso time já tenha uma boa formação.

Para fechar, sendo do Brasil, é obrigatória a menção a Bruno Caboclo, mais um que sente o carinho do torcedor. Não tivemos muitas chances de vê-lo jogar nos últimos meses, por razões óbvias. O que você vê nos treinos diários?
O processo para ele agora é o de continuar melhorando. Ele é ainda tão jovem e cru, que não dá para falar sobre o que ele vai se tornar. Mas posso falar sobre seu empenho para trabalhar, que é inacreditável. Ele vai para o ginásio todas as noites, treina duas vezes por dia. Ele tem essa dedicação que precisa para se tornar um bom jogador.