Vinte Um

As assistências de LeBron, e os sacrifícios do Cavs

Giancarlo Giampietro

De LeBron para Kyrie, com carinho

De LeBron para Kyrie, com carinho

Na leitura diária do HoopsHype, você pesca lá uma frase que talvez nem chamasse tanta atenção assim de primeira, mas que diz muito sobre o processo de amadurecimento pelo qual o Cleveland Cavaliers ainda vai ter de passar para ficar perto de realizar seus sonhos mais ambiciosos já nesta temporada.

Temos Kyrie Irving comentando a fase de garçom de LeBron James, que coincide com o melhor basquete praticado pela equipe neste princípio de temporada. Diga lá, Kyrie: ''Ele está apenas tentando fazer jogadas em quadra. Quantos jogos em sequência ele vem com dois dígitos nas assistências? E não é que sejam 10, mas, sim, 12, 13. Ele vem fazendo isso de modo fantástico. Acaba tirando algumas das minhas, mas eu pessoalmente gosto disso''.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa
>> 30 times, 30 fichas sobre a NBA 2014-2015

Bem, o comentário do armador não tem nada de negativo. A princípio, na verdade, soa bem legal que ele não se incomode em ceder o posto de organizador nominal do time ao seu companheiro. Então o que é pega?

O simples fato de Irving ainda se preocupar, gastar alguns cucos para pensar sobre quem está centralizando determinada estatística. De novo: ok, ele fala a respeito elogiando LeBron. Por outro lado, isso mostra o quanto a mentalidade do jovem astro ainda pode se perder com quesitos insignificantes diante  de questões muito maiores em torno do time.

Desde que acertou seu retorno ao Cavs, James vem batendo na mesma tecla, repetindo o discurso dos tempos de Miami, por que não tem como, mesmo: a de que sacrifícios são necessários de todas as partes – e que obviamente esse sacrifício tem a ver com menos tempo com a bola e, por consequência, um impacto no volume de suas estatísticas individuais. Não existem pontos, assistências, rebotes ou tocos de um ou outro. Mas, sim, do time inteiro.

Para constar, LeBron está com média de 10 assistências por jogo nas últimas cinco rodadas. Nas últimas duas partidas, foram 25 passes para a cesta. Na temporada, tem 7,9, sendo o quinto do campeonato, atrás de Rajon Rondo, Ty Lawson, John Wall e Chris Paul. Kyrie Irving tem 4,8, na 31ª posição, logo acima de Kobe Bryant. Nas últimas duas atuações, o armador deu 8 assistências e anotou 52 pontos.

De todas as assistências de LeBron, esta aqui é realmente sensacional. Ironicamente, para Irving, que recebe o passe depois de o craque armar toda uma cena, olhando para Shawn Marion na zona morta. Vocês já viram, né?