Vinte Um

Clubes brasileiros asseguram domínio inédito nas Américas

Giancarlo Giampietro

A loucura de Mogi continua. Final inédita para eles

A loucura de Mogi continua. Final inédita para eles

Já contamos aqui como Bauru e Mogi vão disputar nesta quinta-feira o título da Liga Sul-Americana. Um dado relevante, porém, estava escapando: pela primeira vez na história, um país das Américas – o Brasil, no caso – conseguiu dominar por dois anos seguidos as duas principais competições do continente*. Para aqueles que estão antenados só com a NBA, tem #LSB e a Liga das Américas. De 2013 para cá, ambas têm pertencido a clubes brasileiros.

*Asterisco 1: obviamente estamos tratando do continente da Fiba, né? Sem os irmãos ao Norte da fronteira do México. Caímos naquela mesma discussão de Mundial de Clubes x Copa Intercontinental etc.

*Asterisco 2: só entram na conta aqui os torneios organizados pela Fiba desde 1996, de modo consistente. Desde, então, a Liga Sul-Americana só não foi disputada em 2003; em 2009, houve duas edições. A Liga das Américas passou a ser disputada anualmente desde 2007-08.

>> Não sai do Facebook? Curta a página do 21 lá
>> Bombardeio no Twitter? Também tou nessa

De toda forma, os fatos são estes. Quatro títulos brasileiros em sequência. Não faz muito tempo que as mazelas da seleção nacional contra argentinos caminhavam em simbiose com o âmbito clubístico. ''Até quando os times daqui vão perder para os de lá?'' – era a incômoda indagação que se fazia, e que agora entrou em desuso.

Jay Jay agora já se acostumou com os clubes brasileiros. Todo respeitoso

Jay Jay agora já se acostumou com os clubes brasileiros. Todo respeitoso

O quanto isso tem a ver com uma evolução do basquete brasileiro e/ou a piora do argentino? Pesa mais o que está dentro ou fora de quadra? O quão determinante são os maiores orçamentos dos clubes nacionais para essa virada? O quanto disso é decorrente da estruturação do NBB? Houve alguma guinada/derrocada atlética de um dos lados?

Enfim, o mais fácil é dizer que o cenário econômico é realmente decisivo. Mas há tantos outros tópicos a serem investigados. Tudo isso exige mais parcimônia na ponderação e também mais tempo para ver se esses resultados serão realmente sustentáveis. Afinal, ainda estamos rodeados de problemas, de bastidor ou refinamento técnico.

Nesta terça-feira, enquanto Bauru e Mogi venciam pelas semifinais da Liga Sul-Americana, Flamengo e Pinheiros não conseguiam entrar em quadra para disputar mais uma rodada do NBB7. Quer dizer, eles até entraram em quadra para se aquecer até que veio uma bomba inesperada: o ginásio do Tijuca ainda não estava liberado para receber o duelo. O jogo, que já não contaria nem com público, foi adiado. Não dá para esquecer a situação triste por que passa Franca. Justo Franca.

Orçamento do Bauru de Guerrinha nesta temporada ainda é coisa rara

Orçamento do Bauru de Guerrinha nesta temporada ainda é coisa rara

Um ponto interessante, todavia, vale destaque: são quatro troféus para quatro clubes diferentes nestas duas temporadas, independentemente do desfecho do duelo Bauru x Mogi. Pinheiros e Flamengo ficaram com a Liga das Américas. Brasília faturou a última Liga Sul-Americana. Agora vai ter um campeão continental inédito.

Brasília já viveu seu período de hegemonia por aqui. No momento, o Flamengo é o time a ser batido – não poderia ter conquistado a #LSB2014, aliás, pelo simples fato de não tê-la disputado. Se mantiver o investimento, Bauru tem tudo para assumir a tocha. Citar esses três clubes em sequência já comprova uma alternância de poder bem-vinda e uma independência de uma eventual superpotência.

Como nos mostra Mogi, subindo um degrau depois do outro, partindo de um torneio Novo Milênio em São Paulo até uma decisão continental, com maior aporte financeiro e retorno de público. Mais um exemplo de que dá para fazer, bastando ter paciência e um projeto sólido. Um pouco de sorte no meio da escalada nunca faz mal. Mesmo que o clube não ganhe o título na quinta-feira, trata-se da história mais saudável nessa ascensão brasileira, significando chances maiores de sucesso duradouro.

*  *  *

Para a Argentina, no biênio 2010-11, para completar quatro títulos continentais seguidos, faltou uma Sul-Americana, a de 2010, que ficou com Brasília, em final brasileira contra o Flamengo. Em 2007-08, faltou aos argentinos uma Liga das Américas, a de 2007. Que não existia ainda, na verdade. Nesse período, conquistaram três títulos com três times diferentes: Libertad de Sunchales e Regatas Corrientes com a Sul-Americana e Peñarol de Mar del Plata com a primeira Liga das Américas.

*  *  *

O Brasil vai subir para sete títulos da #LSB nesta quinta. Ainda faltam cinco para alcançar a Argentina. Nenhum outro país foi campeão do torneio. Na Liga das Américas, são três títulos para cada. A Argentina tem um vice-campeão a mais (2 a 1). O México tem um título, com o Pioneros de Quintana Roo em 2012.