Vinte Um

Euroligado: os invictos e o lanterna

Giancarlo Giampietro

Depois de quatro rodadas, sobraram quatro invictos na Euroliga 2014-2015, cada um encabeçando um dos grupos da primeira fase: Real Madrid (A), CSKA Moscou (B), Barceona (C) e Olympiakos (D). Esses aí estão na crista da onda. Agora, depois de terem tomado uma série de caldos na abertura da temporada, o pessoal que vem de baixo também conseguiu respirar um pouco aliviado. Com o complemento da jornada e as vitórias surpreendentes do Turow Zgorzelec sobre o Bayern e do Cedevita Zagreb sobre o Maccabi em plena Tel Aviv e as do Valencia sobre o Laboral Kutxa e do Alba Berlim sobre o Limoges, 31 dos 32 times da competição já têm ao menos um triunfo.  O único que está fora da festa? O Dínamo Sassari. O estreante da Itália tomou um vareio do Real na quarta-feira, no primeiro jogo da semana.

O jogo da semana: Fenerbahçe 78 x 80 Barcelona
A partida que transmiti no Sports+ na quinta-feira, mas juro que não é o corporativismo falando mais alto aqui. Foi um duelo muito equilibrado, tenso, decidido apenas nos últimos instantes, envolvendo diversas figuras proeminentes. Ou os famosos craques, mesmo. Ao todo, estavam em quadra dez jogadores que disputaram a última Copa do Mundo, outros cinco de seleções nacionais, e, entre eles, seis atletas já tiveram experiência de NBA, além de oito que foram draftados por equipes da liga americana e ainda não cruzaram o Atlântico

Ante Tomic briga pelo rebote: a dureza do Grupo C da Euroliga

Ante Tomic briga pelo rebote: a dureza do Grupo C da Euroliga

O primeiro tempo terminou empatado em 41 a 41. O Barça abriu quatro pontos ao final do terceiro período, e o Fener descontou dois na última parcial. Pesou, no fim, o maior senso coletivo do time catalão. Simples assim. O clube turco mais uma vez estocou jogadores badalados no mercado europeu – e mundial – e novamente vem falhando em desenvolver uma química adequada. Antes do intervalo, o time até movimentou a bola. Mas, na hora do aperto, os (nem tão?) comandados de Zeljko Obradovic se perderam em arroubos egoístas, cada um deles tentando ser o herói da vez, forçando jogadas individuais, sem nem mesmo tentar um passe. Sem exagero. Contem nessa, no mínimo, Andrew Goudelock, Ricky Hickman e, na posse de bola final, Emir Preldzic (justo ele, um cara que tem no passe e na visão de jogo um diferencial).

Sim, ainda assim a partida foi definida com vantagem mínima para o gigante espanhol. O que dá noção sobre o potencial do Fener. Se Obradovic vai conseguir endireitar a trilha dessa vez, evitando um novo fiasco, é a grande dúvida. Do lado barcelonista, fica um destaque para o ala-armador Brad Oleson, um baixinho que não mete medo em ninguém à primeira vista, mas que é um cestinha mortal. Foi com duas bolas de três do americano, natural do Alasca, que os visitantes abriram uma vantagem de oito pontos, a oito minutos do fim, crucial para encaminhar o quarto triunfo.

Os brasileiros
Marcelinho Huertas teve mais uma boa partida em Istambul, num dos ginásios que vai se tornando dos seus favoritos no continente europeu. Na temporada passada, o armador já havia detonado o Fenerbahçe num confronto pela fase de Top 16, com 23 pontos, 7 assistências e 4 roubos de bola num triunfo por 76 a 73, superdecisivo no quarto período. Nesta quinta, sua atuação não chegou a ser um estouro, mas foi produtiva: nove pontos, seis assistências e quatro rebotes, convertendo quatro de dez arremessos de quadra. Uma dessas bolas aconteceu no estouro do cronômetro do primeiro tempo, com uma bola de longa distância usando o quadradinho:

Além desse highlight, Huertas também estrelou outra pintura, com essa assistência abusada para o croata Ante Tomic:

JP Batista: o Limoges teve uma rodada infeliz, perdendo para o Alba Berlim na capital alemã. Não que fossem amplos favoritos, nem nada disso. O problema é que o triunfo por 89 a 66 foi incontestável, com uma larga vantagem aberta já no primeiro tempo, que reabilita o adversário e tem repercussão na tabela. As duas equipes agora estão empatadas no Grupo B, com 1-3. É a mesma campanha do Cedevita Zagreb. O campeão francês, porém, cai para a lanterna, com pior saldo de pontos. O pivô anotou nove pontos e pegou dois rebotes em 17min52s, sendo que cinco pontos saíram na linha de lances livres. Forte toda vida, o pernambucano é difícil de ser parado quando bem acionado no garrafão.

Teodosic está com tudo

Teodosic está com tudo

Lembra dele? Milos Teodosic (CSKA Moscou)
E como esquecer um dos artífices da vitória sérvia sobre a seleção brasileira pelas quartas de final da Copa do Mundo? Pois Teodosic está numa fase iluminada desde o torneio, carregando o alto astral para a temporada europeia. Nesta sexta, em mais uma belíssima partida transmitida pelo Sports+ – com ataques muito produtivos e soltos, de ritmo acelerado –, o armador marcou 27 pontos e distribuiu 10 assistências na vitória do revigorado CSKA Moscou sobre o Unicaja Málaga por 95 a 85.  É impressionante  a facilidade de Teodosic com a bola. Ele tem seu próprio ritmo, longe de ser o mais veloz. Mas, com muita habilidade e inteligência, o cara vai abrindo espaço e tomando conta da defesa. Isso quando não freia na linha de três e castiga dali: foram 5/6 contra os espanhóis, que perderam a invencibilidade.

Para quem o acompanha, não chega a ser novidade. O que salta aos olhos, contudo, é o empenho do atleta em quadra, brigando por bolas perdidas como nunca. De soneca, nesses tempos, só a cara, mesmo. No geral, Teodosic travou um duelo de tirar o fôlego com o Jayson Granger. Em termos de eficiência, o uruguaio superou o sérvio por 2 pontos (33 a 31), vejam só. Sua linha estatística foi admirável: 20 pontos, 10 assistências e 2 roubos de bola. O armador vem evoluindo consideravelmente nas últimas duas temporadas e foi um verdadeiro maestro na condução dos pick-and-rolls.

Em números:
115 –
o Real Madrid massacrou o Dínamo Sassari em casa: 115 a 94. Essa foi a maior contagem do campeonato até aqui. Quer dizer, não só isso: vale também como a maior da Euroliga em sete anos, desde os 123 convertidos pelo Panathinaikos. Como o Real já havia marcado 112 pontos na semana passada contra o Nizhny Novgorod, acumulando 227 em duas rodadas consecutivas, algo que nunca havia acontecido na história da competição. Cinco jogadores merengues anotaram 14 pontos ou mais: Gustavo Ayón, Andrés Nocioni, Sérgio Lllull, Jaycee Carroll e o cestinha Felipe Reyes, com 17 em apenas 15 minutos.

James Anderson saiu da Filadélfia para Kaunas, e está tudo bem

James Anderson saiu da Filadélfia para Kaunas, e está tudo bem

38 – foi o índice de eficiência atingido pelo ala James Anderson pelo Zalgiris Kaunas na vitória por 77 a 71 sobre o UNICS Kazan. Uma grande atuação para o jogador ex-Spurs, Rockets e Sixers, com 27 pontos e incríveis 11 rebotes, todos defensivos, acompanhados de 4 assistências, 3 roubos de bola e 4 turnovers descontados. Em 32 americanos, ele converteu 8 de 17 arremessos e todos os seus nove lances livres, alguns deles sob pressão no finalzinho do jogo.

1 – ao fazer 89 a 78 em cima do Bayern, o Turow Zgorzelec, da Polônia, conseguiu seu primeiro triunfo em uma Euroliga. O resultado complica um pouco a vida do clube bávaro no Grupo da Morte, o C, entrando num empate tríplice de 1-3 com os próprios poloneses e o decepcionante Olimpia Milano, que perdeu feio para o Panathinaikos em Atenas: 90 a 63.

Tuitando

O Maccabi encara uma semana desastrosa com certo humor e resignação. No domingo, o time já havia sofrido contra o rival Hapoel Jersualém sua pior derrota na história pela liga israelense, por 30 pontos (93 a 63). Depois, para desespero de seus fanáticos torcedores, perderam para o modesto Cedevita Zagreb em casa.


No jogo em Tel Aviv, o técnico da equipe croata foi devidamente punido. Santa mania dos treinadores de invadirem a quadra para atacar/defender junto com seus atletas…

O jornalista espanhol faz os devidos elogios a Brad Oleson, um dos destaques do Barça. O jogador é discreto e decisivo. Sério e competitivo. Tem muito menos habilidade e cartaz que Andrew Goudelock, mas botou no bolso o compatriota do Fenerbahçe na quinta.


Por fim, o grande toco do tcheco Tomas Satoransky, reserva de Huertas no Barcelona. Nada como ter um armador de 2,01 m de altura para fazer a cobertura, não? Olho nesse jogador, já selecionado pelo Washington Wizards no Draft de 2012, na 32ª posição. Se o assunto são jogadores tchecos e o Wizards, não custa lembrar que, pelo Fener, jogou o inesquecível Jan Vesely, causando bastante impacto com sua capacidade atlética para rebotes e proteção do aro. Sim, o ala-pivô, que foi um infeliz fiasco na NBA.