Vinte Um

Personagens dos playoffs: Wesley Matthews (Jr.)

Giancarlo Giampietro

Quando a defesa é o highlight, fazendo a diferença

Quando a defesa é o highlight, fazendo a diferença

As coisas nunca aconteceram de modo fácil para Wesley Matthews Jr. Mesmo sendo filho de um ex-jogador da NBA. Seu pai, na verdade, talvez tenha sido o primeiro a empurrar o garoto para uma trilha mais exigente, acidentada, ao sair de casa antes mesmo de conhecê-lo.

''Sei que isso me deixou mais durão, mais forte. Não sei se isso é bom ou mau. Mas sei que vou descobrir mais para a frente'', afirmou o ala do Portland Trail Blazers, em longa matéria da Comcast Sportsnet que serviu como uma espécie de terapia, discutindo o relacionamento com o primeiro Wes Matthews, bicampeão pelo Los Angeles Lakers ao lado de Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar.

Matthews, o júnior, ainda não teve um privilégio desses. Pelo contrário, ele é um dos capitães do grupo daqueles que batalhou um bocado para chegar à NBA e conseguir um contrato (bastante generoso, no seu caso). Quando saiu da universidade de Marquette, passou batido pelo Draft de 2009.

Símbolo de uma geração de Marquette que também mandou Jimmy Butler para a NBA

Símbolo de uma geração de Marquette que também mandou Jimmy Butler para a NBA

Hoje, 22 dos atletas selecionados naquela temporada já estão fora da liga, incluindo cinco que foram escolhidos entre os 30 primeiros. Nesse grupo de excluídos, obviamente são poucos os simplesmente optaram por ficar distantes do basquete profissional norte-americano. Na verdade, dois: o armador Sergio Llull, ídolo do Real Madrid e que nãos e cansa de esnobar o Houston Rockets, e o ala Emir Preldzic, cujos direitos pertencem ao Washington Wizards, mas não deve abrir mão da fortuna que recebe do Fenerbahçe tão cedo.

De resto, os demais 20, com os alas Terrence Williams e Earl Clark e os armadores Rodrigue Beaubois e Jonny Flnn (o sexto colocado!) dentre eles, obviamente trocariam de lugar com Matthews para ontem. O ala do Blazers sabe muito bem disso. Que eram as grandes as chances de ele se ver do outro lado. Por isso, vai aproveitar cada instante em quadra na amalucada série contra o Houston Rockets como se fosse o último. Num comportamento, é preciso dizer, um tanto anômalo nesse embate.

Não é que Blazers ou Rockets, times que somaram 108 vitórias na temporada regular, tenham enjoado de vencer. Fosse o caso, não teríamos três prorrogações em quatro jogos. Agora, por outro lado, se formos levar em conta a média de 234 pontos por jogo — ou mais de 117 por time –,  talvez valesse um esforcinho a mais de ambas as partes, não? Na defesa, digo. Né, James Harden?

Ninguém vai discutir o talento do Capitão Barba com a bola em mãos. Um senhor arremessador, inventivo nos dribles, saindo para todos os lados, explosivo e forte o bastante para romper a primeira linha da defesa e desafiar os grandalhões no garrafão, descolando, por vezes, até mais de 20 lances livres num jogo, ou mais. O drama, porém, fica para o que ele faz do outro lado, na defesa.

Com o passar da temporada, as críticas, justas, ao ala-armador do Rockets foram se acumulando. E o movimento das lâminas de barbear furiosas não ficou restrito aos especialistas, aos cri-cris. Experimente dar uma busca por aí: ''Harden + defense''. Saca só, como diria o Maurício Bonato, do Sports+ (ignorem a bola se focalizem no nosso… herói):

Sujeito atencioso, né? Fiscalizador, opressor, faria o Tony Allen morrer. De desgosto, ou vergonha. A gente sabe que Harden tem muitas responsabilidades ofensivas, criando e finalizando. Sua taxa de uso (usage rate, numa tradução beeem livre) por posse de bola é muito elevada, superior a 27% nas últimas duas temporadas e ultrapassando a marca de 30% nos playoffs. Agora querem saber? LeBron James é ainda mais exigido no ataque do Miami Heat… Numa quantidade menor de minutos, tá certo. Mas nada que justifique a imensa diferença na conduta defensiva das duas estrelas. Com o agravante de que o atleta do Rockets não tem de modo algum o status de consagrado.

No ataque, um pouco fora do ar. Blazers não se importa

No ataque, um pouco fora do ar. Blazers não se importa

Em termos de fama, talento e produção, também é óbvio que Harden está degraus e degraus acima de Matthews, o atleta com quem mais bate de frente nos playoffs até aqui. Todavia, com todas as suas limitações – e números bem ruins no ataque até aqui, ainda que numa amostra pequena de quatro jogos -, seu oponente sabe que há muitas possibilidades a mais num jogo de basquete do que somar 30 pontos por partida. Se ele não vem conseguindo reproduzir contra Houston aquilo que ele fez muito bem na temporada, vai compensando com agressividade, fome de bola do outro lado da quadra. ''Nasci para isso'', afirma o ala.

Voltando no tempo: Matthews não foi selecionado por nenhuma franquia no Draft, mas forçou a porta até garantir sua vaga no elenco do Utah Jazz, disputando todas as 82 partidas da temporada 2009-2010, com a reputação de bom defensor e de alguém que sabe exatamente o que tem de fazer em quadra. Agente livre ao final do campeonato, recebeu uma bolada do Blazers com um contrato de seis anos e mais de US$ 35 milhões.

(Aliás, sua trajetória impressionou tanto os dirigentes da liga, incomodados talvez por terem deixado passar uma figura dessas, que a universidade de Marquette emplacou uma série de seus rapazes nos últimos anos. Ele virou o símbolo de uma equipe que, se não revelava supercraques e nem recebia os colegiais mais badalados, ao menos fornecia gente madura, bem fundamentada, pronta para o que der e vier. Para comparar, desde que ele assinou com o Jazz, seis atletas já ganharam uma oportunidade. Antes, na década anterior, apenas três dos Golden Eagles foram aproveitados, Dwyane Wade sendo uma grande exceção.)

Em Portland, Matthews chegou a confessar: estava relaxando um pouco, e até seus amigos percebiam e o provocavam. Que ele já não era mais o leão de antes. Deu um duro danado nas férias, voltou para a atual campanha com tudo, e Terry Stotts só pôde aplaudir, uma vez que seu rendimento ofensivo também era muito bom. Contra o Rockets, parte desta receita não vinha dando certo (com 12 para 34 nos arremessos), até se recuperar no domingo, matando 8 em 15 tiros de quadra. Se a bola não está caindo, contudo, isso não vai impedir que ele se empenhe em fazer seu trabalho. Completo.

''O Wes é durão, cara'', afirmou o armador e jovem líder Damian Lillard. ''Ele marca desta forma toda noite, não importando quem seja. Não vou falar que isso tira energia dele no ataque. Tem vezes que a bola simplesmente não cai. Ele tem feito um ótimo trabalho defendendo James. Sabendo dessa série, conversamos sobre como alguns caras teriam de fazer um sacrifício. E o Wes está colocando seu coração e sua alma em tornar as coisas difíceis para James Harden, e isso vem dando resultado para nosso time.''

Não quer dizer que Matthews esteja anulando, varrendo o astro do Rockets de quadra. Mas tem tornado realmente sua vida mais difícil. E não só isso. No eletrizante Jogo 4, o ala fez diversas jogadas para dar a vitória ao seu time, à revelia de seus 21 pontos. Antes de seu roubo de bola no finalzinho, no meio da quadra, Matthews já havia participado do lance em que manteve o Blazers vivo no jogo, brigando por duas vezes pelo rebote e no abafa para cima de Jeremy Lin, que deu a Mo Williams o direito de fazer a cesta que aparece em qualquer clipe de melhores momentos.

De qualquer forma, sua postura combativa em quadra acabou recompensada com seu desarme para cima de Patrick Beverley no meio da quadra, ao final da prorrogação, numa dobra de marcação de certa forma com desfecho espetacular. Aquele mergulho em direção à bola que fica bonito em slow motion. Muitos queriam estar ali, mas foi Matthews que deu um jeito de chegar lá.