Vinte Um

O Fantástico Mundo de… JR Smith! Edição especial

Giancarlo Giampietro

No flagra

No flagra

Faz tempo que não conseguimos acrescentar aqui um episódio sobre o lunatismo que ronda o Fantástico Mundo de Ron Artest, né? Olha, não é que tenhamos deixado nosso anti-herói de lado, nem nada disso. Acontece que, em meio ao caos que controla a temporada do New York Knicks, nem mesmo as intempéries e trejeitos do Ron-Ron conseguem chamar muito a atenção.

Por exemplo. Dia desses ele estava diante da sedenta mídia nova-iorquina, que procurava repercutir um encontro que o proprietário da franquia, o magnata e cantor James Dolan, teve com com o elenco. Quando foram checar o que o #mettaworldpeace tinha a falar a respeito, o jogador escapou de um modo criativo. ''Não sou um jogador. Eu sou um alien. Não estava lá de verdade. Estava em outra galáxia com meus amigos galácticos'', disse.

On the record.

Claro que a piada nem é tão original assim, depois que Baron Davis fez brincadeiras a respeito de abdução por seres extraterrestres numa entrevista qualquer – e muita gente acreditou que ele estava falando sério.

O que impressiona na declaração do Sr. Artest é a velocidade de pensamento, o reflexo de autodefesa, para tirar da cartola uma piada dessas em vez de simplesmente dizer que ''não tinha comentários a fazer a respeito''.

Dava para ter feito, então, o post: ''O Fantástico Mundo de Ron Artest – Arquivo X'', e tal. Mas perdi o bonde, e não só isso: ele vem jogando muito pouco nesta temporada, drenando o joelho sem parar, apelando a outros tratamentos com placas sanguíneas agora, e talvez não valesse dedicar tanto espaço assim. Mas fica aqui, de qualquer forma, o registro.

O bom nessa história toda de humor na NBA e em Nova York é que sempre vai haver outra fonte para nos divertir. O maníaco do JR Smith dá mais que conta.

Uma semana depois de ter recorrido a redes sociais para acusar a diretoria do Knicks de ''traição'' por ter dispensado seu irmãozinho caçula improdutivo, apenas alguns dias depois de ter desafiado Andrea Bargnani no concurso de arremesso mais estúpido da temporada (*), o ala aprontou mais uma neste sábado, na calada da noite em Dallas.

Em uma aparente reação na temporada, após terem batido o Spurs, despertando toda a fúria do Coach Pop, e jogado no pau contra o Rockets, os Bockers iam ganhando do Mavs, controlando bem o jogo. As coisas estão mudando, pensava Spike Lee. E os caras venceram, mesmo, a cambada de Dirk Nowitzki, saindo do Texas com surpreendentes triunfos.

E aí que, nesta segunda, calha a gente recuperar uma inacreditável molecagem do irmão mais velho do Chris.

Vocês viram?

Dirk Nowitzki estava na linha de lances livres, com pouco mais de dois minutos restando no quarto período. JR saiu do banco, chamado por Mike Woodson. Ele se posicionou no garrafão, ao lado de Shawn Marion. Ele se curva para, supostamente, mexer, em seu tênis. De forma sorrateira (ou nem tanto), contudo, ele puxa com a mão direita o cadarso de… Marion! Que reparou, claro. É uma coisa de louco:

Na posse de bola seguinte, Marion tenta arrumar o calçado. Até que, no ataque do Dallas, com mais uma falta cometida, ele enfim tem tempo para acertar tudo.

O que dizer a respeito? E se o ala do Mavs tivesse torcido o pé? E se ele perdesse o tênis no meio da jogada, parasse, e o Knicks atacasse com um homem a mais? Ele ficaria orgulhoso? É sério tudo isso?

Na temporada em que ele já foi suspenso por violar as leis antidroga da NBA (e não como jogador do Denver Nuggets em tempos de maconha liberada no Colorado), e que, no Twitter, deixou no ar uma ameaça a Brandon Jennings, que havia criticado a contratação de seu irmão, Smith conseguiu: desbancou Ron Artest na condição de príncipe lunático da liga.