Vinte Um

Faverani se destaca e tenta ganhar confiança do técnico em renovado Celtics

Giancarlo Giampietro

Faverani, fazendo diferença (Photo by Christopher Evans)

Courtney Lee foi abordado ao final de um dia pesado de treinamentos da pré-temporada do Boston Celtics, e a curiosidade do repórter Steve Bulpett, do Boston Herald, tinha a ver com um possível paralelo entre dois brasileiros. Diga aí, Lee: como comparar Vitor Faverani, aquele que ficou, com Fabrício Melo, o que saiu?

''Eles são muito diferentes'', disse o ala. Bulpett afirma que o que mais ouviu foi que ''Fab'' ainda é um projeto, e ''Fav'', um jogador.

Esta foi a primeira distinção que Faverani conseguiu estabelecer em seus primeiros dias com o Celtics, durante os treinos. Agora, com o time já a pleno vapor disputando amistosos, o pivô pretende mostrar que, em termos de habilidade de encarar os desafios de uma NBA, em comum com seu compatriota, mesmo, só há a nacionalidade.

Nesta quarta, em derrota apertada para o Knicks, o brasileiro saiu do banco novamente e teve grandes momentos em quadra para impressionar o técnico Brad Stevens. Especialmente no segundo período, no qual anotou nove de seus 11 pontos, com direito a enterradas afirmativas e um chute de três pontos, deixando evidente sua versatilidade. Sem fazer festa.

“Não tenho tempo para (comemorar) na quadra. Porque tenho de fazer a enterrada e, então, voltar para a defesa”, afirmou o jogador, que atuou por 20 minutos, apanhando seis rebotes. “Mas estou feliz, muito feliz. Porque as enterradas podem ajudar meus companheiros e eu posso mostrar ao técnico que posso jogar na NBA. Estou muito feliz.”

É isso. Faverani penou por umas boas duas ou três temporadas como profissional na Espanha até amadurecer e se estabelecer como um grande jogador, alguém preparado para atender aos pedidos de seus treinadores dia após dia, treino após treino, jogo a jogo.

Isso pesa a seu favor. Embora tenha de fazer diversos ajustes, lidando diariamente com jogadores, no mínimo, muito mais atléticos e fortes do que enfrentava na Espanha, o pivô chegou a Boston como um atleta já formado. O que não quer dizer também que não possa melhorar – se Kobe Bryant pode aperfeiçoar ou desenvolver fundamentos aos 34 anos, está claro que no basquete não há limites.

Faverani x Hansbrough

Vitor teve o privilégio de trabalhar duro durante a pré-temporada com Ron Adams, assistente que foi contratado para guiar Stevens em suas primeiras temporadas como treinador principal na NBA. Membro mais experiente da comissão técnica, Adams teve passagens recentes bastante significativas pelo Oklahoma City Thunder e pelo Chicago Bulls, influenciando na evolução de diversos jovens jogadores. Com o brasileiro, a ênfase tem sido em seu arremesso e nos fundamentos de defesa. Aos poucos, o resultado vai aparecendo em quadra.

 “Ele tem um bom entendimento do jogo. Você pode chamar várias um monte de coisas para ele. Está ficando mais confortável”, avaliou Stevens. “Ele também tem um pouco de dificuldade com a língua, mas faz o que pedimos na saída dos pedidos de tempo. Não tem problema nenhum em traduzir na quadra o que estamos tentando fazer.”

Sem Kevin Garnett e Paul Pierce, com Rajon Rondo assistindo tudo do lado de fora, ainda se recuperando de uma cirurgia no joelho, com um treinador calouro, o Boston Celtics ainda busca uma nova identidade em quadra.

Pelos esboços que vimos nas suas primeiras duas partidas da equipe (que havia perdido na estreia para o Toronto Raptors, por 97 a 89), a rotação de pivôs de Stevens era composta por Brandon Bass, Kris Humphries, Jared Sullinger e o novato Kelly Olynyk. Vitor seria o quinto grandalhão na ordem.

Mas nada disso ainda é definitivo, enquanto o técnico vai assimilando o que cada atleta tem para oferecer e quais as melhores combinações possíveis entre esses grandalhões. Nesse ponto, Faverani vai fazendo de tudo para elevar sua cotação e se inserir na discussão com mais propriedade, ainda que seu inglês não seja o mais expansivo.

“Ele é um arremessador melhor do que tem mostrado até agora”, disse Stevens. “Acho que ele tem um potencial muito bom, e é o único em nosso elenco que é um verdadeiro pivô. É um cara que vai ter de jogar, acho, enquanto seguimos adiante.”

 *  *  *

Austin Ainge, filho de Danny, faz parte da diretoria do Boston Celtics, na avaliação e preparação de jogadores. Fluente em espanhol, ele também tem ajudado o pivô como uma espécie de tradutor. ''Ele adora bater. Ele é físico. Chega e faz as coisas acontecer e instiga o contato'', disse o jovem dirigente, em sua avaliação pessoal sobre o brasileiro.

Quem sentiu isso na pele foi o assistente técnico Jamie Young (remanescente do estafe de Doc Rivers), que precisou de oito pontos no supercílio direito depois de uma sessão informal de treinos com Faverani. ''Tinha sangue pra todo lado. o Danny amou'', disse Young, talvez arrependido de não ter seguido Rivers rumo a Los Angeles.