Vinte Um

Faverani rumo a Boston: “Tenho de chegar antes e ganhar meu espaço”

Giancarlo Giampietro

Faverani, ele, mesmo

Faverani, rosto ainda não muito conhecido para o público brasileiro

Sentado ali na modesta arquibancada do ginásio Antônio Prado Júnior, do clube Paulistano, estava o mais novo integrante da legião brasileira na NBA, nas me parecia. Acompanhado do irmão mais novo e de seus agentes, Vitor Faverani obviamente chamava a atenção pelo tamanho, mas conseguia ver o jogo entre Brasil e México numa boa, sem ser importunado. Autógrafo, pedido de foto, nada. Quer dizer, tirando o fato de um jornalista se intrometer nessa história para pedir uma entrevista, mais um bate-papo e conhecer o pivô que, neste sábado, está chegando ou já chegou a Boston para se apresentar ao Celtics.

Natural esse anonimato. Tal como Tiago Splitter, Vitor saiu do Brasil muito, mas muuuito cedo. Passou nove temporadas na Espanha. Neste período, defendeu seis clubes diferentes. Entre idas e vindas, teve contato reduzido – para não dizer zero – com a seleção brasileira. E só defendendo a seleção é que um jogador de basquete consegue visibilidade no Brasil, segundo pensa um certo ''Mão Santa''.

Daí que, impossibilitado de se apresentar a Rubén Magnano, devido ao recente acordo fechado com a franquia mais vitoriosa da NBA, só lhe cabia ali, mesmo, primeiro o papel de torcedor e, depois, o de diplomata. Era sua intenção falar em privado, cara a cara com o técnico argentino para expor o que se passava. Antes disso, com forte entonação, acentuação espanhola, mas em português descontraído, a conversa deste gaúcho primeiro radicado no interior paulista e, depois, na costa Mediterrânea deve ter sido um pouco mais fácil:

VinteUm: Já tem viagem marcada para Boston?
Faverani: Estou indo para Boston no sabadão, mas antes vim aqui apoiar um pouco a seleção. Chego lá com dois meses para começar a liga e vou poder fazer um trabalho individual,  com preparador físico e com os treinadores. Conhecer os companheiros novos. Sobre o jogo, o time não tem muito o que falar agora. É uma mudança definitiva agora. Tenho contrato de três anos e agora a primeira coisa é tocar essa pré-temporada, tentar ganhar meu lugarzinho lá.

Faverani

Faverani, depois de altos e baixos, um nome estabelecido na Espanha

Como você lidou com essa questão de NBA em sua carreira? Muitos a cobiçam, mas você vem de muitos anos na Espanha, os últimos deles firmes também numa liga de ponta, a ACB…
O sonho da NBA sempre está aí. Desde que eu peguei uma bola na mão, você pensa nisso. Mas o primeiro que tem de fazer é assinar um contrato, né? (Nota: seu primeiro vínculo profissional foi assinado em 2004, com o Unicaja Málaga, dez anos atrás! Veja mais abaixo.). E depois que um jogador vai pensar nisso. Bem, eles me chamaram para treinar em Boston. Fui sem nenhuma expectativa de poder ficar. Via esse sonho muito longe. Mas graças a Deus a Liga LEB e a Liga ACB – joguei na Europa desde pequeninho – me deixaram preparado. Consegui fazer bons treinos e ficar.

É curioso isso e algo que muitas vezes pode passar batido. Com 25 anos, você já passou por muita coisa na sua vida, seja pessoalmente ou como jogador. Agora dá um passo desses. Como pensa que será a transição?
Não é fácil para nenhum jogador. Se você for perguntar, todos têm seus altos e baixos como jogador. Há também as lesões, mas graças a Deus não tive nada grave até agora. A transição imagino que seja a mesma de outras. É a melhor liga do mundo, os melhores estão ali física e taticamente. O talento é puro ali. Mas minha adaptação será trabalho, trabalho e trabalho, e jogar basquete. Não tem outra: é botar a bola na cesta, se me deixarem jogar ali dentro, e tomara que seja bastante. O que você tem de fazer é trabalhar e ver se as coisas saem bem.

O quanto você consegue verde NBA jogando na Espanha?
Alguns jogos a gente consegue acompanhar, mas é muito difícil, mesmo, porque alguns vão terminar 4h da manhã e, no dia seguinte, você começa a treinar às 10h. Aí não tem quem aguente. É legal ver NBA, ver tudo, mas a gente tem de dormir, né? Para ajudar o seu time. Então, para falar do Boston e do jogo, é melhor esperar os treinos.

Já entrou em contato com o Fabrício Melo?
Tive o prazer de me encontrar com ele no ginásio. Ele estava lá. Durante os testes, ele e outros jogadores estavam ali, mas não podiam treinar comigo. Peguei o telefone dele, que até disse que estava com a mãe em casa, fazendo feijão.
(Nota: três dias depois, o pivô brasileiro seria trocado para o Memphis Grizzlies. O que não impede que seu compatriota possa ao menos fazer uma ligação, para pegar dicas da cidade. De repente a mesma casa?)

Bom, e seleção brasileira? Como fica? Já conversou com o Magnano sobre sua dispensa?
Vim hoje apoiar e poder falar com ele um pouquinho. Falei com ele em Valência, disse que tinha muita ilusão de vir para a seleção. Mas o Boston colocou algumas coisas aí. Eles me convocaram agora, e o importante agora mesmo é olhar para a NBA, sendo o primeiro ano, tentando conseguir meu espaço ali dentro. É importante que eu não chegue depois de ninguém, fazendo as coisas certinhas. Então vim explicar para ele. Com certeza, se eu ficasse em Valência, estaria com a seleção – claro, se ele quisesse. Mas no primeiro ano tenho de mostrar serviço desde o começo, ganhar meu espacinho. Ele é um treinador, sabe do que falo e vai me entender. Para muita gente a prioridade agora é realmente poder estar com o seu clube,  desde o começo.

Mas você tem alguma expectativa, intenção de jogar pela seleção no futuro?
Com certeza. Tou ali sentado, morrendo de vontade de vestira camisa da seleção brasileira, mas é o que te falei. A primeira coisa agora é Boston Celtics na minha cabeça, mesmo. Para o futuro, não descarto. Claro, se o Magnano quiser. Sei que ele tem um grupo espetacular, converso sempre com eles (nota: Rafael Luz, Hettsheimeir, Paulão, Raulzinho, Lucas Bebê, Huertas… Todos conhecidos e companheiros de basquete espanhol), e quero um dia jogar de verde e amarelo.

*  *  *

Não são todos que estão familiarizados com a trajetória do pivô. Então vai um breve resumo: ele deixou as categorias de base do Araraquara,  em 2004, com 16 anos e 2,07 m de altura, para fazer testes pelo Unicaja Málaga. Não demorou nem dez minutos para que os dirigentes deste tradicional clube espanhol quisessem contratá-lo. De modo que, ainda adolescente, firmava seu primeiro contrato de trabalho e poderia começar a ajudar a família – mãe e irmãos – financeiramente. Três anos antes, detalhe: era obrigado a disputar as primeiras peladas com um tênis 44 abrigando um pé 46, porque era o que tinha.

Fazer essa mudança já seria algo bastante drástico para alguém da sua idade. Mas, pensem, era apenas o começo: uma vez na Espanha, os desafios pela frente ainda eram enormes não só no dia-a-dia (longe de casa pela primeira vez, tendo de se virar em um novo país, com novo idioma), como em quadra, cercado de grandes expectativas em ligas muito competitivas. O primeiro ano serviu para evidenciar seu potencial. Com 17 anos, já dominava torneios sub-20, jogando contra gente significativamente mais velha. Passou a treinar com Zan Tabak pessoalmente, a jogar na LEB-2 (terceira divisão) e a fazer fama rápida entre os olheiros europeus. Aos 18, foi cedido por empréstimo para o Zaragoza, ocupando um valorizado posto de extracomunitário na LEB-1 (segunda divisão), na qual arrancou com tudo também, sendo comparado por Sergio Scariolo (então treinador do Málaga) a um jovem Luis Scola. ''Tomara que tenha a mesma progressão'', disse. Aí que as coisas diferiram.

Tempos difíceis para Faverani

De branco e verde, no Unicaja, Faverani não conseguiu fazer muita coisa. Espera que em Boston a coisa seja diferente

No decorrer da temporada, passou a ser questionado pelo comportamento fora de quadra, pela falta de disciplina e dedicação. ''Que se sinta imprescindível não é bom'', ''Tenho a sensação de que precisa de estímulos importantes para subir de nível'' e mais frases nessa linha começaram a cercar seu desenvolvimento. Em março de 2007, o Zaragoza optou pela rescisão de seu contrato. Voltou ao Unicaja, fez a estreia na ACB, mas não podia ser aproveitado num clube deste porte ainda. Na próxima temporada, então, voltou a ser emprestado, agora para o Gipuzkoa BC (hoje clube de Raulzinho). Trabalhando com Pablo Laso, atual comandante do Real Madrid, teve médias de apenas 12 minutos por partida, mas ajudou o clube a conseguir o acesso à elite. Quando regressou a Málaga, voltou a dominar a competição sub-20. Até que decidiram segurá-lo e incorporá-lo de vez ao time principal para a temporada 2008-2009.

''Faverani é o que tem mais potencial de todos que já vi na Europa. Realmente, ele me impressionou'', foi o que disse o pivô americano Marcus Haislip, ex-jogador do Milwaukee Bucks que teve uma sólida carreira na Espanha após fracassar na NBA. Estava o brasileiro pronto para dar o grande salto, então? Que nada: mal foi aproveitado, passando muito mais tempo com a filial Clínicas Rincón Axarquía do que no time de cima. Difamado, passou batido no seu último ano de Draft da NBA e encerrou seu vínculo com o clube de Málaga.

Parece que era uma despedida necessária. Em 2009-2010, jogou ao lado de Paulão pelo Murcia, pelo qual foi campeão da segunda divisão, com papel de protagonista – e, mais importante, regular em quadra e boa influência no vestiário –, liderando uma campanha inédita de 30 vitórias e quatro derrotas. Até receber uma nova chance em um grande clube, dessa vez o Valencia. Tinha dúvidas se era o caso de deixar o lugar em que foi tão bem sucedido, mas, por fim, topou nova mudança. Na primeira temporada, arrebentou. Na segunda, teve alguns problemas físicos que limitaram seu rendimento. Mas aí já não havia mais dúvida: Faverani havia, enfim, vencido, realizado.

Agora, aos 25, deixa a Espanha, sua segunda terra, para trás.