Vinte Um

No confronto CBB x Flamengo, quem sai vencendo, de novo, é a Argentina

Giancarlo Giampietro

Jerome Meyinsse e Nicolás Laprovittola

Laprovittola (d) deu as caras pelo Flamengo. Julio Lamas, um cavalheiro

No calendário acidentado do basquete brasileiro, agora temos um episódio de clube disparando contra a CBB. E não um clube qualquer, mas o Flamengo, atual campeão nacional e daqueles poucos que ainda consegue atrair a presença da mídia nacional para o lançamento de um projeto de basquete.

A ideia dos rubro-negros era apresentar suas novidades para a temporada 2013-2014 nesta segunda. E eles o fizeram, mas não do modo como queriam, já que faltaram alguns de seus protagonistas como Marquinhos, MVP do NBB, Vitor Benite e Cristiano Felício estão com a seleção e não foram liberados para um bate-e-volta no Rio. Não só eles, como também o técnico José Neto, assistente de Magnano, e o preparador físico Diego Falcão. Todo mundo barrado.

''Hoje está sendo um dia muito feliz pra nós, mas era para ser um dia mais feliz ainda. Era para ser um dia pra gente apresentar o elenco inteiro. Não pudemos fazer isso porque, infelizmente, a CBB não liberou os jogadores'', afirmou Alexandre Povoa, diretor de esportes olímpicos do Fla. ''A gente contatou várias vezes dizendo: 'Escolhe o dia, escolhe a hora, traz aqui o jogador umas três, quatro horas, só pra apresentar, é importante pro basquete brasileiro', (e nada).''

Mais uma vez, Rubén Magnano dá sua demonstração de tolerância zero: não importam as circunstâncias, sua cartilha não pode ser quebrada. Uma intransigência que poderia ser contornada por seus superiores, ainda mais numa segunda-feira pós-jogo, desde que o clube arcasse com os custos. Contudo, quem numa hora dessas vai ter coragem de peitar o argentino, justamente o maior trunfo da atual gestão da confederação, talvez o principal responsável pela eleição do desastrado presidente?

Necessário dizer também que a programação da seleção está definida há um bom tempo, e talvez o Flamengo pudesse ter escolhido melhor momento para fazer sua festa, não? A Copa América vai terminar no dia 11 de setembro. O sucateado Campeonato Carioca começa no dia 20 de setembro e ainda tem tempo para o NBB dar largada. Se você caprichar na matemática, vai ver que sobrava uma brecha aí para apresentar o plantel com toda a pompa e atenção disponível.

Por outro lado, quando a Argentina – ''NOSSA, O NOSSO INIMIGO! CRUZES!'' – acha que está tudo bem liberar um dos seus, o armador Nicolás Laprovittola, belíssimo reforço rubro-negro, para o mesmíssimo evento, alguma coisa realmente parece errada. Não é segredo que, digamos, Magnano e Julio Lamas não são os melhores amigos. Basta ver o modo como se comportam na beira da quadra quando se enfrentam. Nesta, a classe e esperteza de um desses argentino foi bem maior.