Vinte Um

Campeonato Paulista dá largada com desfalques e promessa de “disputa no tapa” por espaço

Giancarlo Giampietro

Lucas, o Tischer

Tischer está de volta ao basquete brasileiro, pelo Bauru: 9 pontos e 7 rebotes na ''estreia''

Geralmente o jornalista vai tentar se antecipar aos fatos, correr atrás da informação e apresentá-la ao leitor antes que as coisas aconteçam. No caso do Campeonato Paulista de basquete masculino, esse procedimento não se faz necessário.

Para constar, a competição supostamente começou nesta quinta-feira com cinco jogos: Bauru 82 x 66 Liga Sorocabana, Limeira 91 x 87 Rio Claro, XV de Piracicaba 71 x 54 Pinheiros, Paulistano 81 x 77 Mogi das Cruzes e São José 61 x 55 Jacareí.

Agora por que diabos você vai escrever ''supostamente'', se está, na tabela oficial da incompetente FPB (Federação Paulista de Basquete), publicado que esta foi, sim, a primeira rodada da competição? Pergunta válida.

Ora, é possível levar a sério um início de campeonato no dia 1º de agosto, quando a temporada de seleções nem mesmo foi aberta? Veja bem: Rubén Magnano reuniu seus convocados há duas semanas em São Paulo, viajou justamente nesta quinta com eles para a Argentina, e sua equipe vai disputar o primeiro amistoso neste sábado. Um ótimo timing, , então, para federação colocar aquele que é o maior (único de verdade?) estadual do país em andamento, não?

Neste momento, três dos grandes destaques da competição – Caio Torres (São José), Larry Taylor (Bauru) e Rafael Mineiro (Pinheiros) – e uma de suas principais promessas – Leo Meindl (Franca) – estão na cidade de Salta. Mas os desfalques não ficam só por conta dos convocados, incluindo aqui mais dois francanos, Lucas Mariano e Paulão, que não embarcaram para o Super 4. Grande parte dos elencos ainda está em fase de preparação, desenferrujando das férias, para não dizer ''em formação''.

Da sua equipe principal, por exemplo, no triunfo sobre Jacareí, o São José contou apenas o armador Fúlvio, enquanto Laws mal voltou dos EUA depois de resolver algumas pendências burocráticas, Jefferson William foi poupado e Dedé ainda se recupera de uma cirurgia no joelho. Para eles, o campeonato começa daqui a pouco só.

O mesmo raciocínio está valendo para o Pinheiros. Escaldado quando o assunto é calendário do basquete nacional (e continental), o time da capital colocou em quadra Paulinho, Morro e Tavernari, acompanhados de alguns de seus promissores garotos e de outros reservas e apanhou do XV. Tensão? Fúria? Nada, o clube simplesmente está pensando bem lá para a frente. ''Diferentemente de outros clubes, os resultados neste inicio do Paulista são o que menos importa para nosso planejamento'', escreveu o diretor João Fernando Rossi, no Twitter. ''Temos jovens valores que precisam de ritmo no adulto… Sem cobrança e sem pressão de ganhar neste momento.''

E há quem ainda precise mostrar suas caras para a torcida, gente. Franca, vejam só, marcou para hoje, sexta-feira, no Pedrocão, a APRESENTAÇAO oficial de seu elenco para a temporada. Estão todos convidados:

Só resta saber se o presidente da FPB, o imortal Toni Chakmati, vai comparecer. Desconfio que não. Em entrevista ao companheiro Alessandro Lucchetti, do Estadão, o cartola, sempre muito simpático, reclamou desta festa ''tardia'' por parte do clube mais tradicional do país. ''Franca pediu para adiar sua estreia, porque quer fazer uma apresentação da equipe um dia após o início do campeonato. Deixam tudo para a última hora'', afirmou.

Bem, talvez Franca tenha demorado ara fazer essa festa.Esse é um ponto.

Mas também podemos falar que faltou criatividade ao time, gente.  Eles poderiam ter feito qualquer catadão de jogadores nas ruas da cidade na semana passada e os enviado para quadra sem remorso, já que essas primeiras rodadas não está valendo nada –  e nem deveriam, mesmo. Quer melhor marketing que esse? ''Franca realiza o sonho de seus fanáticos torcedores'', ''Franca: lugar de torcedor é na quadra'' e por aí iríamos. Até o Globo Esporte embarcaria nessa.

Lucchetti, aliás, faz um serviço ao basquete brasileiro ao gravar o Sr. Chakmati. Fazia tempo que não nos éramos brindados com frases elegantes como esta: ''Se não chegamos num acordo ainda, vamos chegar no tapa''.

Esse é o dirigente falando sobre os eventuais problemas de tabela que teremos lá pelos idos de novembro, quando o NBB vai dar sua largada e dois ou quatro ou mais de seus clubes ainda estarão presos ao Campeonato Paulista. O estadual terá 12 times apenas – contra 16 do ano passado –, mas com um sistema de turno e returno na fase regular, resultando em 22 partidas (!!!) para cada representante, até que cheguemos aos playoffs. Santamãe.

Então ficamos nisso, na bagunça de sempre. Bagunça é a nossa regra, nossa essência.

Voltamos algum dia desses para dar o panorama do campeonato. Só vamos esperar que ele comece de fato.