Vinte Um

O Fantástico Mundo de Ron Artest: Histórias para ninar

Giancarlo Giampietro

Antes da criação do Vinte Um, um projeto mais modesto, mas seguramente mais divertido era criar um blog todo voltado ao ala Ron Artest, do Los Angeles Lakers.

E bancaria como? A começar pela leitura do site HoopsHype, obrigatória para qualquer fã de basquete, devido ao acúmulo absurdo de informação oferecido diariamente, com tweets e declarações dos jogadores, jornalistas, dirigentes e trechos de reportagem do mundo todo.

As novelas das negociações de LeBron James e Carmelo Anthony foram certamente as líderes em manchetes nos últimos anos desse site agregador de conteúdo. Afinal, é o tipo de assunto que rende boato, respostas a boato e os boatos que, então, brotam desse processo.  Mas há também um personagem que dia sim, dia não vai estar presente por lá, geralmente no pé dos boletins de rumores, puxando a fila dos faits divers. Ron Artest, senhoras e senhores.

Sucessor natural de Dennis Rodman na prática do lunatismo – embora com personalidades e natureza completamente diferentes, num mano-a-mano que deve ser explorado em uma ocasião futura  –, Ron-Ron vai ganhar o seu próprio quadro aqui. Nos tempos em que a ordem é racionar na vida em sustentabilidade, o jogador não nos priva de sua condição de fonte de humor inesgotável.

*  *  *

Sir Ron Artest

Este é mais um daqueles casos que não adianta se fazer piada em cima, que não vai melhorar nada. O simples e puro fato já vale mais que tudo. Que seria: ''O mercurial Ron Artest, também conhecido como #mettaworldpeace, usou o tempo livre após a eliminação de seu Los Angeles Lakers nos playoffs da Conferência Oeste e acabou de publicar nos Estados Unidos um livro de histórias infantis''.

Sim, existe uma editora lá fora que acredite que a melhor forma de se colocar uma criança para ninar seria lendo histórias elaboradas em conjunto por Artest e Kendrick McBride. Se você estiver disposto a fazer o seu neném viajar pelo subconsciente de um dos atletas mais… Mais… Mais marcantes da história da NBA, a obra-prima custa apenas US$ 12,95 na Amazon. Sai mais barato que o último lançamento de Phil Jackson, vejam só.

Bem, ao menos a gente sabe que a cuca de nosso anti-herói pode ir lá loooonge de vez em sempre, né? Então que ele possa defenestrar 34 pagininhas, ilustradinhas não deveria surpreender ninguém. Façam cara de sério, por favor, e enfrentem a seguinte pergunta: não é totalmente plausível?

; )

A descrição do livro diz o seguinte: ''Essas histórias foram escritas para ajudar as crianças a pensar sobre as coisas que acontecem com elas no dia a dia. As crianças vão ficar com a mente aberta e aprender uma nova lição a cada página. Elas vão aprender a aceitar os bons e maus dias. Este livro vai mostrar aos leitores como se ter um bom futuro com um coração esperançoso e pensamentos positivos''. Bonito, né?

Vejamos, então, os títulos de cada uma das cinco histórias: ''Tenho medo do Escuro'', ''Barro na Minha Cama'', ''Um Desejo'', ''Alcançar o Céu'' e ''Amanhã''.

Ok, freudianos do meu Brasil, agora é com vocês…

*  *  *

É algo totalmente idiossincrático, levando em conta o histórico do Metta em quadra. Parte do dinheiro arrecadado nas vendas será direcionado para uma instituição de caridade que dedicada ao tratamento de doenças mentais, assim com a Fundação Artest, que promove campanhas contra a violência em atividades com jovens. Os diversos trabalhos fora de quadra nessas questões já deu ao ala um prêmio de cidadania da NBA, em 2011. Acreditem. Lembrem-se que o cara também já levantou mais de US$ 500 mil com o leilão de um de seus anéis de campeão pelo Lakers.