Vinte Um

Lucas Bebê usa evento na Itália para melhorar sua cotação e fica mais perto da NBA

Giancarlo Giampietro

Lucas Bebê no ataqueUm post de atualização do fim de semana: Lucas Bebê deixou uma excelente marca no adidas EuroCampo em Treviso e, segundo todos os relatos, melhorou consideravelmente seu status visando o Draft da NBA deste ano. Inicialmente cotado como um prospecto para a primeira rodada, estaria agora na briga para ser selecionado entre os 20 melhores, quem sabe até sonhando com um lugar entre os 15 primeiros.

O pivô participou apenas do primeiro dia de atividades na cidade italiana, o sábado, e de tão satisfeito com seu desempenho, abriu mão dos jogos de domingo e desta segunda-feira – na ciranda do Draft, quando você consegue dar uma bela cartada, melhor não arriscar mais: que fique a primeira impressão.

Bebê precisava ir para quadra ao menos um dia para confirmar diante dos gerentes gerais e outros dirigentes da liga norte-americana aquilo que provavelmente a maioria dos scouts europeus já vinha falando: que ele havia melhorado consideravelmente durante a temporada 2012-2013 na Espanha. Conseguiu, sendo dominante na tábua ofensiva e defensiva, enterrando com facilidade e distribuindo tocos como quem jogava vôlei.

O simples fato de também ter topado o desafio, de se exibir nesse contexto,  sujeito a elogios e, claro críticas, também pegou bem para os dirigentes, numa prova de coragem e maturidade. Por outro lado, o pivô ainda não se sente plenamente confortável com seu inglês, um detalhe que pode afastar um cartola mais exigente.

RaulzinhoPara causar sensação, o carioca também teve um pouco de sorte, convenhamos: pôde jogar no mesmo time de seu velho (ok, ''velho'') companheiro das seleções de base, Raulzinho. Os dois combinaram com sucesso em diversas jogadas de pick-and-roll, numa ajuda providencial para o grandalhão, que pôde enterrar à vontade, atacar o aro como gosta, contando com os passes precisos do parceiro.

E, nesse evento, não importa muito o quanto você produz (as estatísticas, no caso), mas, sim, o modo como você conseguiu esses números. Para as dezenas de avaliadores da liga americana,  vale mais  o potencial vislumbrado nos atletas. E de potencial sabemos que Lucas está muito bem servido. Veja o vídeo:

Raul e Augusto? Os dois também foram bem, ganharam elogios, mas ainda seguem bem distantes de Bebê em termos de cotação. Para Augusto, não há muito o que fazer: por ter nascido em 1991, neste ano ele participa automaticamente do processo de recrutamento de calouros da NBA. Já Raulzinho tem a chance de retirar o seu nome da lista de inscritos, caso não goste do que tem ouvido, para tentar novamente no ano que vem.

Augusto Lima