Vinte Um

Miami exorciza fantasma, vence em Boston e alcança 2ª maior série invicta da NBA. E o que isso quer dizer?

Giancarlo Giampietro

Há números e números, feitos e feitos.

Que o Miami Heat 2012-2013 guardou seu lugar na história da NBA? Não há dúvida. A equipe da Flórida venceu nesta segunda-feira o Boston Celtics por 105 a 103 e estabeleceu a segunda maior sequência vencedora de t o d a a h i s t o r i a da liga, com 23 triunfos em sequência. No embalo, exorcizou ainda um demônio ou outro na Bean Town, onde, estranhamente, não vencia pela temporada regular desde 6 de abril de 2007. Veja bem. Seis. De Abril. De 2007. Muito antes, beeeeeem antes de LeBron afinar e mudar para a equipe de assinar seu atual contrato.

Então tudo bem. Não dá para exatamente colocar água no chope por aqui, e dizer que não significa nada.

Em termos de registros históricos, significa que eles estão a dez vitórias de igualar o recorde histórico do Los Angeles Lakers de Jerry West e – do já decadente – Wilt Chamberlain. Nos livros de história, então, claro, que significa muita coisa.

Mas a vitória desta segunda-feira diz, exatamente, o quê?

Não sei o quanto realmente conta para encher ainda mais balões para sua festa de comemoração do título 2013. Não quando todo mundo, ou quase, já apostava suas fichas neste elenco cada vez mais forte – qualquer gato pingado vítima de desemprego pela nova conjuntura econômica da liga vai querer completar o elenco de um candidato ato título, conforme fez o ''Bird'', Chris Andersen. Assim como fizeram Ray Allen e Rashard Lewis nas férias passadas. Assim como fez Shane Battier um ano antes disso.

Além do mais, quem estava do outro lado?

Ou melhor, quem não estava?

Fora Rajon Rondo, que não ia jogar mesmo, se reabilitando de uma cirurgia delicada no joelho, a mesma pela qual passou Leandrinho, o time de Doc Rivers não contou com um certo Kevin Garnett, que pouco ou mal defende, né?

De qualquer forma, o torcedor do Heat pode logo apontar o sofrimento que foi para se somar mais este triunfo. Precisou de o tal de LeBron arrebentar com tudo novamente, convetendo a cesta da vitória a pouco mais de sete segundos do fim, com a mão do Jeff Green toda esparramada na frente de seu rosto, sendo de média para longa distância o chute.

Um desfecho desses serve um pouco de testemunho para a capacidade de Doc Rivers de armar seu time, mesmo sem contar com um jogador competente sequer em sua rotação acima dos 2,08 m de altura (e não vale falar de Chris Wilcox, que, nesta fase de sua carreira, mal consegue sair do chão). Também diz muito sobre o talento abundante na liga norte-americana, em que um Brandon Bass, um Jason Terry ou, principalmente, um Jeff Green estão ali prontos para serem acionados e liberarem seus talentos quando vem a oportunidade.

*  *  *

Por curiosidade, o Boston Celtics foi justamente o último time a encerrar uma sequência quase tão longa como essa da turma de Spoelstra. Em 2007-2008, o Houston Rockets desembestou a ganhar jogos, mesmo sem contar com Tracy McGrady ou Yao Ming em forma ao mesmo tempo por um bom período, e engatou 22 vitórias em série, com um elenco muito bem conectado, em pura química. Entre aquele time e o atual Miami Heat, havia só um ponto em comum: Shane Battier.

*  *  *

Para um time tão orgulhoso feito Boston, em uma derrota, a linha estatística de Jeff Green pode não servir de muito alento, mas deveria: 43 pontos, 7 rebotes, 4 tocos e 2 assistências e 2 roubos de bola em 40 minutos? Uau. E mais: cinco bolas de três convertidas em sete chutes e um aproveitamento espetacular de 14 em 21 arremessos no geral. Por mais que possa ficar uma sensação de desperdício – ''não acreditamos que perdemos mesmo com o cara jogando isso tudo “ –, na real Pierce, Garnett e, principalmente, Rivers só podem se entusiasmar com a atuação do ala. Visto com muita desconfiança quando assinou seu contrato de US$ 9 milhões anuais em 2012, o produto da universidade de Georgetown deu um baita indicativo de que está pronto para batalhas maiores nos playoffs do Leste daqui a alguns meses.