Vinte Um

Um jogo para Magnano ver: Bebê e Faverani duelam na Espanha

Giancarlo Giampietro

Toco para Lucas Bebê

Lucas Bebê sobe para fazer o toco em bela atuação contra o Valencia

Taí um DVD que Rubén Magnano precisa obter: o da vitória do Valencia sobre o Estudiantes por 81 a 71 pela Liga ACB deste sábado. E, dãr, não por ter sido um confronto direto de duas equipes que caminham rumo aos playoffs de uma das poucas ligas europeias que (ainda) não se deixou abater pela crise e segue fortíssima. A razão é bem mais simples: Vitor Faverani de um lado, Lucas Bebê do outro, num duelo de dois candidatos a convocação, podendo ser avaliados de uma só vez.

E a grande surpresa para se anotar? Embora a equipe madrilenha tenha perdido, Lucas Bebê foi quem levou a melhor individualmente, com um de seus melhores jogos no campeonato espanhol, isso se não a de maior destaque. Ele jogou por 26min26s e somou 14 pontos, 8 rebotes e 1 toco. Melhor ainda: acertou seus seis arremessos de quadra, dos quais, na real, quatro foram cravadas – sozinho, ele somou a mesma quantidade de enterradas dos adversários.

Do lado do clube mediterrâneo, Faverani viu sua atuação sabotada por um elevado número de faltas. Foram quatro anotadas pelo brasileiro, ficando em quadra apenas por 13min42s, justo ele que é muito mais polido, desenvolvido do que o jovem compatriota do Estudiantes. Fora de ritmo, Vitor conseguiu quatro pontos e seis rebotes, mas desperdiçou a posse de bala de sua equipe em quatro ocasiões.

No caso de Magnano ter acesso a esse jogo, naturalmente o treinador não vai poder ser tão duro assim em sua avaliação sobre Faverani, nem se empolgar muito com o que fez Lucas. Quer dizer… Neste último caso, pode um pouquinho, sim. Tudo bem.

Em termos de consistência e pacote técnico, Faverani é hoje o jogador superior, sem discussão.Se a sua temporada não foi de arromba, conforme o esperado, é bastante sólida, com médias de 9,1 pontos e 4,8 rebotes em 17 minutos (confira análise completa produzida por Rafael Uehara). Lucas joga apenas 12 minutos em média, mas produtivos também: 4,9 pontos, 3,2 rebotes e 1,0 toco. Os scouts da NBA certamente vêm tomando nota de seu progresso, assim como nosso marcador implacável, Rafael,  também já fez por aqui aqui.