Vinte Um

Scott Machado: “Posso fazer o que Ricky Rubio faz”

Giancarlo Giampietro

Scott batalhando na D-League

Competição da D-League primeiro, Ricky Rubio depois

Scott Machado estava em seu giro básico de toda noite pelo Twitter, quinta-feira passada. Primeiro ele disse que estava pronto para concluir um ''Trabalho'', assim com caixa alta. Depois, avisou que iria assistir ao companheiro de Rio Grande Valley Vipers, Royce White, participar da série do Dr. Phil,  Phil McGraw, que tinha um quadro no programa da Oprah e hoje comanda seu próprio talk show, abordando toda a sorte de tópicos familiares e particulares. É o psicólogo da galera. Pelo respeito prestado a White, uma figura bastante controversa hoje na NBA, tudo bem que ele se perca por alguns minutos como telespectador disso. E aí… Pouco depois, ele acionou a rede que soa como um desabafo:

– ''Eu posso fazer o que Ricky Rubio faz!!!''

– ''Estou apenas esperando pelo meu momento!!!''

Foram dois tweets em sequência. Provavelmente ele estava assistindo ao confronto entre o Wolves do armador espanhol e o Los Angeles Lakers, fechando a rodada da liga norte-americana daquela noite. Para constar: todo estrupicado de lesões, o time de Minnesota apanhou do mambembe Lakers por 116 a 94, mas Rubio aprontou mais das suas, com 13 pontos, 13 assistências e oito rebotes, ganhando mais confiança em seu joelho cirurgicamente reparado a cada temporada.

O paralelo que se pode traçar entre os jogos do brasileiro nova-iorquino e o da jovem estrela espanhola é o seguinte: são dois casos raríssimos de armadores puros que ainda sobrevivem à sua maneira, muito mais preocupados em servir aos companheiros, encontrando prazer, se divertindo na hora de passar a bola, mesmo. Curiosamente, na hora de atacar, os dois não são realmente os arremessadores mais temidos em quadra – Scott na D-League e Rubio pelo Wolves estão com aproveitamento abaixo de 40%, algo muito baixo.

Mas as comparações param por aqui.

Rubio também tem dessas

Defesa de Ricky Rubio: outro patamar

Pela plasticidade de seus passes, seu espírito de líder desde a adolescência, quando se pensa em Rubio, é muito mais natural que se fale sobre o impacto que causa no ataque do Wolves, mas há muito mais substância em seu basquete para se avaliar, especialmente o modo como ele usa seus atributos físicos –  larga envergadura e a movimentação rápida de pés, especialmente – na hora de marcar. Tanto fora da bola, rompendo linhas de passe, como na contenção individual, o rapaz atormenta os adversários, exercendo sua maior influência em quadra. Mas o melhor disso tudo é poder ser um ladrão de bola eficaz sem atos irresponsáveis, procurando respeitar um posicionamento adequado para não quebrar a defesa coletiva de sua equipe.

O ponto é: há muito mais em Ricky Rubio do que passes picados que atravessam a quadra.

Dá para entender de onde vem a frustração de Scott, que não teve muito tempo de Rockets para mostrar serviço, de agarrar aquele sonho de se dizer jogador de NBA. Ele esteve lá, mas durou pouco. E, em sua cabeça, depois de tanto ralar, as coisas não deveriam ser assim.

Mas não é fácil, mesmo.

Nem na D-League, especialmente com a filial do Rockets pensando sempre longe, cheia de planos alternativos, com uma equipe de scouts bastante atuante e influente – lembrem-se que o clube é administrado pela mesma diretoria de Houston. A mesma diretoria que, quando teve a chance de contratar um talento como Patrick Beverley, não hesitou. A mesma que, na semana passada, com uma vaga em seu elenco aberta depois da saída de Marcus Morris, promoveu mais um jogador do Vipers – mas não o armador, e, sim, o alemão Tim Ohlbrecht, que foi premiado com um contrato plurianual. Era mais uma oportunidade, mas a vez foi do pivô que tomou a corajosa decisão de abrir mão de bons contratos na Europa para tentar a sorte nos porões do basquete norte-americano.

No próprio elenco do Vipers, por exemplo, em constante fluxo, Scott tem de brigar por tempo de quadra com Andrew Goudelock, ex-Lakers, e Malik Wayns, ex-Sixers, dois atletas que também foram desligados da liga principal recentemente e que devem acreditar sinceramente de que pertencem ao que há de melhor no basquete. Os dois podem não ter o maior nome do mercado, mas não se iludam: a competição acaba sendo ferrenha.

Uma disputa da qual Rubio já está muito distante.