Vinte Um

Morre Jerry Buss, proprietário dez vezes campeão da NBA pelo Lakers

Giancarlo Giampietro

Jerry Buss e Magic Johnson

Jerry Buss e seu amigo pessoal Magic Johnson durante os anos de Showtime

Morreu nesta segunda-feira Jerry Buss, magnata norte-americano que deixou sua marca no basquete como proprietário do Los Angeles Lakers desde 1979. Nestes 34 anos, foi dez vezes campeão da NBA e viu a equipe sustentar um aproveitamento de 65,9% em vitórias. Ele estava internado em L.A. devido a complicações de um câncer, aos 80 anos.

Esse é mais um baque na conturbadíssima temporada que vive o Lakers. Bem distante do alto rendimento marcante da época de Showtime nos anos 80 ou da gestão ultravencedora de Phil Jackson nos últimos anos, o time hoje sofre para se manter na briga por uma vaga nos playoffs, algo impensável em outubro, quando Kobe Bryant e Pau Gasol receberam Steve Nash e Dwight Howard para iniciar a fase de treinamentos.

O Buss pai, craque no pôquer e uma das presenças mais ativas nas noitadas célebres de Los Angeles, já vinha se afastando gradativamente do controle do clube, mas participou ativamente das contratações de Nash e Howard, além da demissão de Mike Brown no início da campanha.

A situação de comando da franquia agora fica incerta. Jim Buss havia assumido as operações de basquete, para o desespero de muita gente. Sua irmã mais velha, Jeanie, noiva de Phil Jackson, controla a parte de negócios. Entre as razões para entender a escolha de Mike D'Antoni como sucessor de Brown, com o Mestre Zen disponível e interessado. Ter Jackson de volta para ''salvar o time'' poderia fortalecer, e muito, um dos lados da família.

*  *  *

Veja a lista de alguns dos jogadores contratados pelo Lakers durante a gestão de Jerry Buss: Magic, James Worthy, Byron Scott, Michael Cooper, Shaquille O'Neal, Kobe Bryant, Robert Horry, Pau Gasol, Lamar Odom, Karl Malone, Gary Payton, Dennis Rodman e muito mais. (Kareem Abdul-Jabbar já vestia a camisa do clube quando Buss se tornou o proprietário).

Ok, vamos brincar de lembrar mais alguns (não necessariamente super estrelas e, em alguns casos, folclóricos): AC Green, Vlade Divac, Mychal Thompson, Kurt Rambis, Sam Perkins, Benoit Benjamin, Sam Bowie, Sedale Threatt, George Lynch, Nick Van Exel, Cedric Ceballos, Eddie Jones, Sean Rooks, Travis Knight, Glen Rice, Mitch Richmond, Isaiah Rider, Slava Medvedenko, John Celestand, Mike Penberthy, Smush Parker, Luke Walton, Derek Fisher, Sasha Vujacic, Corie Blount, Rick Fox, Devean George e, claro, Samaki Walker.

Quem mais??? Diga lá.

*  *  *

Jerry Buss pagou US$ 67,5 milhões a Jack Kent Cooke em 1979 para comprar o Lakers mais o Los Angeles Kings mais o antigo Forum (ginásio anterior ao Staples Center) mais alguns itens de catálogo imobiliário de Los Angeles. Hoje, de acordo com a revista Forbes, só o Lakers vale US$ 1 bilhão.

*  *  *

''A NBA perdeu um proprietário visionário, cuja influência em nossa liga é incalculável e será sentida por muitas décadas'', foram as palavras de David Stern em comunicado sobre a morte de Buss. Honesto, mas não deixa de ser um pouco hipócrita: o Lakers se transformou em tamanha superpotência, invejada pela concorrência, a ponto de o próprio comissário se sentir obrigado a vetar uma troca que entregaria o armador Chris Paul para o clube alegando ''razões esportivas''. Na verdade, o negócio foi desfeito em razão de toda a confusão originada do último lo(u)caute, com os donos dos clubes mais modestos questionando toda a estrutura dos negócios da liga, na qual supostamente pesava muito mais o glamour e poder do Lakers – e, não, sua competência.