Vinte Um

Doc Rivers: “Leandrinho me assusta e assusta o técnico adversário ao mesmo tempo”

Giancarlo Giampietro

Leandrinho ataca os campeões

Ao ataque: a bandeja clássica em velocidade de Leandrinho

Já vimos este filme várias vezes em jogos da seleção brasileira. Leandrinho pega a bola em uma das alas, geralmente pela direita, abaixa a cabeça e vai para cima da defesa. Não importando se há dois ou até mesmo três jogadores concentrados naquele setor, justamente para evitar sua investida. As chances de sair uma falta de ataque ou um passe equivocado nas mãos do adversário são grandes. Mas tem hora que, vrrruuuum o bicho é tão rápido que, quando todos piscaram o olho, ele já estava completando sua clássica bandeja no alto da tabela. Com ele, nunca se sabe.

Pois bem, são apenas quatro jogos, mas ultimamente Leandrinho está aproveitando suas chances em Boston, mais acertando nessas investidas do que fazendo bobagem. Não sem um susto ou outro, para todos os envolvidos, como admite o próprio técnico Doc Rivers. ''Ele simplesmente está jogando muito bem. Ele pode se descontrolar às vezes. Acho que ele me assusta e assusta o técnico adversário ao mesmo tempo. Mas isso, na verdade, não é algo ruim de se ter'', disse o treinador em um raro dia de calmaria nos vestiários do Celtics.

Sem Rajon Rondo, afastado por conta de uma cirurgia no joelho, a chance iria vir naturalmente, e o ligeirinho está agarrando. Melhor: ao mesmo tempo, sua equipe vai vencendo.

Desde que o genial e genioso armador caiu, o time ainda não perdeu. Foram quatro triunfos, batendo Miami Heat e Los Angeles Clippers (sem Chris Paul e Blake Griffin, ok) no meio do caminho. O ''Vulto Brasileiro'' – com a boa fase, voltou a ser chamado desta maneira pela mídia americana – ganhou 93 minutos de quadra nesta sequência, bom para uma média de 23,2 minutos por partida, praticamente o dobro do que tem em toda a temporada.

O mais interessante no momento vivido por Leandrinho é que ele vem conseguindo ser agressivo e eficiente ao mesmo tempo, uma balança que nem sempre funcionou bem em sua carreira, especialmente desde que se desligou de Steve Nash e Mike D'Antoni. Nos últimos quatro jogos, ele tentou 35 arremessos de quadra, e converteu 18 deles, mais que a metade. Ao mesmo tempo, somou 11 assistências e causou apenas cinco desperdícios de posse de bola, sendo que três foram num só compromisso, contra o saco de pancadas conhecido como Sacramento Kings.

Esse último número é a chave: se o atleta não cria tantas oportunidades assim para seus companheiros, ao menos tem evitado cair em armadilhas, sem entregar o ouro para o bandido, tendo cometido apenas um turnover contra Clippers e Heat e nenhum contra o Orlando Magic. De modo que já consegue botar uma dose de remorso no café da amanhã de Rivers. ''Durante toda a temporada ele está numa situação desta: 'Será que você o coloca, ou será que não?' E obviamente  nós deveríamos tê-lo usado'', diz o técnico.

É isso: se conseguir se manter consistentemente nesse patamar, o brasileiro vai cada vez mais assustar apenas um técnico em quadra, o do outro lado.