Vinte Um

Por razões religiosas, americano rompe com Zalgiris por discordar de patrocínios e cheerleaders

Giancarlo Giampietro

Ibrahim Jaaber, ex-Zalgiris Kaunas

Vamos com o lide clássico porque realmente não dá para ser melhor ou mais estranho que isso: ''O armador americano Ibrahim Jaaber, 28, rompeu seu contrato com o Zalgiris Kaunas nesta quarta-feira por discordar da política de patrocínios promovida pelo clube lituano, participante da Euroliga, e também por considerar exagerada a apresentação de um grupo de cheerleaders em partida da liga local''.

Sim.

Por motivos religiosos, Jaaber não aceitou mais defender o tradicionalíssimo Zalgiris nesta temporada, por não aceitar jogar com uma camisa que possua marcas de uma cervejaria (Kalnapilis), de uma fabricante de espumante (Bosca) e/ou um site de apostas (Top Sport). De modo que pediu a seu agente para contatar a diretoria do clube presidido por Arvydas Sabonis para acertar sua rescisão contratual.

Além disso, o armador também levou em conta em sua decisão a performance das animadoras de torcida do Lietkabelis, que recebeu a superpotência lituana na cidade de Panevėžys – a quinta maior do país báltico, com 113.653 habitantes, sendo que uma dúzia delas é composta por  dançarinas aparentemente bastante provocadoras.

Segundo consta, o norte-americano teria ainda concordado em devolver todo o salário que recebeu na temporada.

Agora está sem clube, mas com seu passaporte búlgaro disponível para prestar serviços para outro clube. Formado na universidade de Penn, ele joga na Europa desde 2007, tendo se destacado nas últimas temporadas no basquete italiano, por times fortes como Lottomatica Roma e AJ Milano.

De todo modo, vai para o mercado com claras restrições e, possivelmente, assustando os interessados. Patrocinadores podem se diversificar. Mas show de cheerleader, goste ou não,  já é atração banal em todo lugar nas quadras europeias.

*  *  *

Lembra quem já defendeu o Zalgiris?

Marcelinho Machado. Ele mesmo: na temporada 2006-2007, a última em que topou jogar fora do país, longe do conforto do Rio de Janeiro. Ele estava inserido na rotação da equipe, embora como coadjuvante. Terminou aquela Euroliga com médias de 7,67 pontos, usando a camisa 9 – sua costumeira 4 estava reservado para o xodó da casa, o ala-pivô Paulius Jankunas, que ainda joga pelo clube.

*  *  *

Mais algumas notas da Euroliga antes dos jogos da sexta semana do Top 16:

– O ala-armador americano Brad Oleson trocou o Caja Laboral pelo Barcelona. A contratação de Oleson era algo que o Barça estava tentando há tempos, e o jogador serve agora como uma espécie de apólice de seguro para o caso de as lesões de Juan Carlos Navarro não cessarem nesta temporada. O time basco acabou liberando o jogador por não conseguir honrar seus compromissos – especula-se que tinha uma dívida de cerca de um milhão de euros com o atleta, um ótimo arremessador de três pontos, e daqueles que ''surgiu do nada'' na Europa, depois de pouca, ou nenhuma badalação em casa. Para seu lugar, foi contratado o ala-armador tcheco David Jelinek, ex-Joventut.

– O Olympiakos vai ter de tentar defender seu título sem a presença do armador Evangelos Mantzaris em seu quinteto titular. O jovem grego sofreu uma grave lesão e está fora da temporada. É uma perda considerável para o clube de Atenas. Também uma aposta da seleção grega, Mantizaris é um atleta de ótima presença defensiva, cujo basquete combinava perfeitamente com o de Vassilis Spanoulis. Cresce a responsabilidade para o americano Acie Law agora.