Vinte Um

Maior envolvimento de Huertas resulta em melhor ataque e favoritismo para o Barcelona

Giancarlo Giampietro

Huertas vibra

Por Rafael Uehara*

A ineptidão no ataque custou ao Barcelona uma vaga na final da Euroliga na temporada passada. Durante todo o ano, o time foi dependente de Juan Carlos Navarro e Erazem Lorbek para conseguir suas cestas. E quando Navarro se viu obrigado a lidar com uma lesão crônica no pé no fim do ano e Lorbek teve uma atuação muita apagada contra o Olympiacos, o time catalão sofreu demais.

Ao chegar de Vitória, a esperança era que Marcelinho Huertas adicionaria uma terceira dimensão ao ataque barcelonista. Mas, como já havia ocorrido com Ricky Rubio, o técnico Xavi Pascual não deu tanta liberdade ao armador brasileiro dentro de seu esquema e, constantemente, confiou mais no reserva Victor Sada para terminar partidas, devido a sua grande capacidade defensiva, prioridade absoluta para Pascual.

Contudo, depois do fiasco em Istambul, a diretoria catalã reconheceu a necessidade de adicionar maior criatividade ao ataque, buscando os pivôs Ante Tomic e Nathan Jawai e o armador Sarunas Jasikevicius, o futuro membro do Hall da Fama, no mercado. Com esses reforços, o Barcelona abriu um pouco mão de seu pedigree defensivo, confiando na habilidade de Pascual de treinar aquele lado da quadra. Ao mesmo tempo, aprimorou o poder ofensivo no elenco.

Contudo, a melhoria que tem surtido o maior efeito para o ataque barcelonista este ano tem sido o maior envolvimento de Marcelinho Huertas. Esse acaba sendo o grande reforço.

Segundo o portal gigabasket.org, que mantém controle de estatísticas avançadas sobre a Euroliga, Huertas tem usado 23,2% das posses do time em seu tempo de quadra. Este percentual é cinco pontos maior do que na temporada passada, quando Marcelinho muitas vezes iniciava a jogada esquematizada e geralmente acabava no canto apenas como opção para o tiro. Neste ano, Pascual modificou o ataque para que seja um pouco menos pesado em jogadas individuais envolvendo Lorbek no garrafão ou em pick-and-rolls apenas envolvendo Navarro e Lorbek.

Uma fração maior do ataque agora envolve a criação no perímetro, resultando em mais oportunidades para Marcelinho contribuir para o time. Especialmente com seu perfeito tempo de bola usando os corta-luzes. Outro que vem sendo mais aproveitado é o ala australiano Joe Ingles (surpreendentemente encaminhado para a NBA no ano que vem).

O resultado tem sido um ataque mais potente, especialmente em comparação com o do ano passado. O Barcelona tem marcado em média 108,6 pontos a cada 100 posses de bola na Euroliga, uma considerável melhora de quase quatro pontos por 100 posses, além de apresentar agora um aproveitamento superior de 7% nos tiros de quadra. Na liga espanhola, o time tem marcado em média dois pontos a mais por jogo nessas primeiras 10 partidas.

Outro ponto bastante positivo: o time lidera a Euroliga em pontos no garrafão e o campeonato espanhol em enterradas, estatísticas indicativas de que a equipe vem buscando com proficiência as jogadas mais simples – e de mais probabilidade de acerto, isto é. Segundo o portal DraftExpress, Huertas seria o principal condutor nessa guinada ofensiva, registrando 6,6 assistências a cada 40 minutos em 18 jogos este ano.

O Barcelona está invicto na competição continental, vencendo todas as suas oito partidas até o momento. No campeonato espanhol, o time perdeu quatro de suas 10 partidas, um começo de temporada atípico, mas essas derrotas vieram por uma média de 5,5 pontos e três delas foram na casa do adversário.

Não há dúvida, porém, de que o time catalão é concorrente legítimo a ganhar a coroa europeia e ainda é favorito a reter o troféu doméstico (mesmo que o rival madrilenho tenha tido um começo de temporada fulminante com sua máquina de marcar pontos). Muito pelo equilíbrio que vem conseguindo, com seu ataque reestruturado fornecendo maior suporte a sua defesa ainda fantástica (que está a caminho de superar as marcas históricas estabelecidas pelo time da temporada passada). E o maior envolvimento de Marcelinho Huertas é a grande razão para isso.

*Editor do blog ''The Basketball Post'' e convidado do Vinte Um para este mês. Você pode encontrá-lo no Twitter aqui: @rafael_uehara.