Vinte Um

Lituânia ataca e diz que Europa está unilateralmente contra mudanças da Fiba

Giancarlo Giampietro

A Lituânia está muito longe de conseguir uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, não tem voz ativa na Organização Mundial do Comércio e nem está inserida nos planos estratégicos de nenhuma potência mundial. Mas, quando o assunto é basquete, todo mundo precisa ouvir.

Pouco depois do anúncio das drásticas mudanças no calendário mundial de seleções por parte da Fiba, a federação lituana se pronunciou a respeito. E de modo revoltado, indignado, estupefato, contrariad: escolha o que quiser. Revelaram que a Europa toda está contra as alterações, incluindo a Euroliga. E dizem que a NBA não foi consultada….

Linas Kleiza, Lituânia

Linas Kleiza, máquina mortífera lituana que pode ser desfalque em eventuais rodadas no prováfel calendário fictício da Fiba

''É óbvio que o sistema precia ser reformado, com novas ideias de condução de nossas competições, para que possamos atrair mais mercados, espectadores e televisão'', afirmou o secretário geral Mindaugas Balciunas. ''Mas tudo precisa ser analizado extensamente, quando mudanças cardinais são feitas. A Fiba declara que a reforma é decidida pela vontade de fortalecer o prestígio do Campeonato Mundial de Basquete, para dar a oportunidade para as seleções nacionais jogarem mais em casa e envolver mais times no torneio principal.''

''Tudo isso soa bem e legal. Mas é preciso notar que vai ser muito difícil instaurar estes planos. A Euroliga e a Uleb foram contra a reforma, e a Fiba Europa vovtou unilateralmente que esta reforma é inaceitável para o nosso continente. A NBA nem discutiu o tema. Alguém vai se interessar por uma competição na qual os times usam suas equipes secundárias porque não haverá jogadores da NBA ou Euroliga?'', questionou, já adiantando informações importantíssimas.

''Dá para dizer que a reforma foi feita de olhos fechados. A Fiba contratou experts que trabalharam para a Fifa e a Uefa, e por isso que o modelo do futebol foi copiado cegamente. Não sei se ese caminho tem algum futuro'', afirmou. Mas tem mais.

''A Lituânia e outros países de muita tradição no basquete estão lutando numa arena internacional agora por algumas coisas, porque achamos que a reforma está senco conduzida sem envolver participantes fundamentais, sem dar consideração nenhuma para suas opiniões'', completou.

Tal como no futebol, a Fiba cria agora as ''Datas Fiba'', nas quais as seleções jogariam em eliminatórias regionais por uma vaga na, agora, Copa do Mundo de basquete. Haveria jogos em fevereiro e novembro, no meio das temporadas regulares das principais ligas do mundo. Faltou combinar apenas com o restante das pessoas envolvidas no processo. Coisa pouca.