Vinte Um

Pivô do Spurs flerta com o perigo ao reclamar de Popovich em público no Twitter

Giancarlo Giampietro

Rebote de Blair

Sai que o rebote é do ursão Blair

Dedicação nunca foi um problema para DeJuan Blair. O modo como ele ataca os rebotes, especialmente na tábua ofensiva, chega a assustar. Colocando de uma outra forma: não é agradável para jogador algum se colocar entre o brutamontes e a bola na disputa pela rebarba de qualquer ataque. Pode doer a costela.

O problema de Gregg Popovich com o jogador, depois de passado o encantamento por sua temporada de novato, foi sua lenta evolução em outros aspectos do jogo, especialmente no que se refere a pequenos, e não menos importantes, tópicos, como ssua concentração na defesa fora da bola, o espaçamento correto no ataque etc.

Neste ano, uma das boas histórias que o treinador tinha para contar durante a pré-temporada do Spurs, porém, era o suposto amadurecimento de Blair, que teria chegado fininho mais fino, na medida do possível, e se mostrado um jogador muito mais concentrado nos treinos e nos coletivos, especialmente na defesa.

A empolgação parece não ter durado muito. O pivô não saiu do banco na vitória contra o New Orleans Hornets na estreia. Foi a clássica ''DNP – CD'' (Não jogou por decisão do treinador). Extremamente frustrado, o barbudão usou toda a coragem que pode caber em corpanzil e foi para o Twitter reclamar um pouco, cheio de ironias.

''Era isso o que essperava! Risos. Eu só não sou o que o ''dude'' quer ver na quadra, só me dei conta agora!! Apenas saibam que estou fazendo minha parte!'', foi um de seus posts.

''Estou apenas brincando. Vou ficar bem. Alguém aí fora gosta do que faço!!! ACREDITE isso!'', veio depois.

''Alguém aí tem algumas polegadas para vender? Posso comprar! Risos. Estou apenas tentando entender essa m.!!'', completou o jogador oficialmente listado com 2,01 m de altura.

Parece que Blair não tem noção do perigo, né? Foi chamar o técnico de dude assim na cara larga? E como traduzir dude? O Google Translate capricha e nos oferece janota. No Michaelis, tem almofadinha também. 🙂 Mais fácil, prazeroso – a ponto de ser obrigatório – assistir ao ''Grande Lebowski'' mesmo e aprender logo com o Jeff Bridges, John Goodman e Steve Buscemi.

Dude

Isto é Dude

Na gestão de Popovich e RC Buford, o Spurs preza, muito, pelo bom comportamento de seus jogadores. Não tolera muitos arroubos desses, reclamações – quanto menos em público.

De todo modo, ou não deu tempo de a choradeira chegar aos ouvidos do Pop, ou o técnico não se incomoda, não, com essa coisa de dude. Porque, no dia seguinte, seu pivô reserva ao menos ganhou 11 minutinhos contra o Thunder – uma boa quantia, quando comparado aos 28 minutos que recebeu durante todo o confronto pela final do Oeste do campeonato passado. Mas, não fossem as três faltas que Tiago Splitter cometeu em quatro minutos, será que ele teria sido utilizado?

Blair havia iniciado a temporada 2011-2012 como o titular ao lado de Duncan, revezando em quadra com o catarinense. Desde a chegada de Boris Diaw, porém, a rotação ficou congestionada e ele acabou relegado ao banco. Incluindo o confronto desta quinta, ele só foi aproveitado em quatro jogos dos últimos dez do clube, incluindo os playoffs. Como era a reta final, qualquer tipo de distração ou descontentamento acabou represado.

Agora, contudo, estamos apenas no início da jornada. Assim como Tiago, Blair também está em seu último ano de contrato. Diferente do brasileiro, ele tem maior predisposição ao desabafo. O pior é que, se um estiver feliz, muito provavelmente será às custas do outro. Pode ser um campeonato looooongo para os dois.

Melhor então esfriar a cabeça, dude.

Blair & Splitter

Difícil segurar o sorriso por tanto tempo, né, gente?