Vinte Um

Harden ignora “turbilhão” com uma atuação inesquecível pelo Rockets

Giancarlo Giampietro

Conta aí, James Harden, então era isso que você tinha para nos mostrar?

James Harden, do Rockets

Harden agora arremessa por conta própria

Pode ter sido contra o Detroit Pistons. Pode ter sido apenas um jogo. Mas que estreia, gente: 37 pontos, 12 assistências, 6 rebotes e 4 roubos de bola na vitória do seu Houston Rockets por 105 a 96, nesta quarta-feira. Nada como um cheque de US$ 80 milhões, hein?

O dono da barba mais marcante de todo o esporte – já fazendo parte seguramente  do ''Alexis Lalas All-Stars'' – havia acabado de assinar sua extensão contratual com o clube texano pelas próximas cinco temporadas e, nem que fosse por 44 minutos, provou para quem duvidava o tipo de talento que tem e como ele se sairia sem ter Durant e Westbrook ao seu lado, dando cobertura.

Atente para os 44 minutos, um detalhe bem importante. Sua média na temporada passada, na qual foi eleito o melhor sexto jogador do campeonato, foi de 31,4 minutos por partida. Essa quantia deve subir um tanto, carregando junto seus outros números. Mas calma lá: não podemos esperar uma consistência nesse nível, né? Porque seriam números dignos do maior jogador da história – e, não, o Michael Jordan. Mas o James Harden hipotético da estreia, mesmo. 🙂

 ''Pensei que foi um desafio para James para meio que descobrir o que estávamos fazendo em quadra. Colocamos algumas jogadas com as quais ele estava confortável, comparando com o que eles usavam em Oklahoma City'', disse o técnico Kevin McHale.

De todo modo, os magos estatísticos já vinham avisando desde que a troca foi consumada: que a produção do barbudo decolava no Thunder quando Durant estava no banco. Em termos de projeções, seus números saíam de 14,9 pontos para 31,2 por 36 minutos quando seu amigão se sentava. O mesmo acontecia quando Westbrook descansava, com as médias indo de 13,7 para 29 pontos. O que prova que o ala sacrificou, sim, parte de seu jogo em prol do Thunder.

Agora o time é dele. ''Só queria ir para a quadra e jogar. Depois de todo o falatório e a loucura que vem acontecendo nesta semana, só queria jogar basquete'', afirmou o ala. ''Foi um turbilhão.''