Vinte Um

Anderson Varejão tem estreia de gala e recorde pessoal de rebotes

Giancarlo Giampietro

Saúde, Anderson, saúde.

Anderson Varejão quebra recorde de rebotes na NBA

Varejão apanha um de seus 23 rebotes contra o Wizards de Jan Vesely, talentoso tcheco

Essa, na opinião do blog, é a palavra-chave para o pivô brasileiro em sua campanha 2012-2013 da NBA pelo Cleveland Cavaliers.

Pois a estreia do capixaba na temporada não poderia ter sido mais saudável, nos mais diversos sentidos. Nesta terça-feira, em vitória sobre o Washington Wizards por 94 a 84 Varejão somou 23 rebotes (três acima de seu antigo recorde pessoal, contra Boston, em janeiro deste ano), 9 assistências e 9 pontos. Quer dizer, ele subverteu aquela ordem básica do relato jornalístico da liga norte-americana,  de pontos em primeiro, rebotes em segundo e assistências em sequência.

O que os torcedores de Cleveland puderam ver em quadra foram as virtudes do pivô brasileiro na sua melhor forma. Um jogador muito mais preocupado com as pequenas coisas do jogo, em dar a liga a uma equipe recheada por jogadores inexperientes, exercendo o tipo de liderança que é praticamente impossível de se dimensionar. E muito difícil de se replicar.

Foram 23 rebotes em 37 minutos de atuação, algo especial, realmente único para a liga, padrão Dennis Rodman de se rebotear – só em coletas ofensivas foram 12. Comparando, o restante do time do Cavs teve mais 31 rebotes. Os atletas do Wizards apanharam 39 rebotes no total.

Boa parte dos números foram obtidos nos três primeiros quartos de partida. Por exemplo, em seus primeiros 26 minutos de quadra, ele havia coletado 20 rebotes de cara. Absurdo.  Não houvesse o técnico Randy Wittman tomado alguma providência para bloquear o brasileiro, imagine o que sairia daí.

*  *  *

Nenê realmente não estreou pelo Wizards, ainda afastado por causa de sua insistente fascite plantar. Ainda assim, a equipe visistante conseguiu ser competitiva, mesmo desfalcada também de John Wall. De todo modo, este foi um confronto que realmente não deve definir uma vaga nos playoffs do Leste.

*  *  *

Kyrie Irving abriu sua temporada com tudo, anotando 29 pontos em 35 minutos. Mas a melhor notícia, na parte jovem do elenco, para os torcedores do Cavs foi o rendimento do ala-armador Dion Waiters em sua estreia como um profissional, com 17 pontos em 28 minutos. Ainda mais depois de uma pré-temporada péssima para o novato que jogou com Fabrício Melo em Syracuse e chegou a ser comparado com Dwyane Wade por alguns especialistas no Draft. Já o ala-pivô Tristan Thompson contribuiu com 12 pontos, 10 reboets e 5 assistências.

Byron Scott não poderia estar mais orgulhoso, assim como a diretoria não poderia se animar tanto: quanto maior a produção de suas jovens apostas e de Varejão, mais chances, ferramentas a franquia de Ohio tem para dar um salto e retornar ao pelotão de frente do Leste. Ou eles mantêm essa base com perspectiva de competir agora, ou podem levar a cabo o plano sigiloso de trocar o capixaba por mais peças voltadas para o futuro do clube.