Vinte Um

Após gafe, federação muda regulamento do Paulista nas vésperas dos playoffs

Giancarlo Giampietro

Larry x Hélio, Campeonato Paulista

Bauru de Larry e Limeira de Hélio estão nos mata-matas

Estava passando batido há semanas e semanas, mas, na hora que chega o playoff, não há como esconder, né?

Que a Federação Paulista de Basquete conseguiu se atrapalhar com uma das regras mais simples e importantes de seu campeonato estadual. Coisa básica como definir quem tem o mando de quadra numa decisão, saca?

É assim: terminou na noite desta segunda-feira a temporada regular do Paulista, e os confrontos dos mata-matas estão definidos. Líderes de seus grupos, Bauru e Pinheiros entram como cabeças-de-chave. Até aí, ok, tudo compreendido.

O problema é que, numa eventual final estre os dois clubes, ninguém (cartolas, equipes, torcedores, patrocinadores, pais-de-santo) saberia dizer hoje quem seria o anfitrião dos jogos 1, 2 e, se preciso, 5. Porque a FPB simplesmente alterou seu regulamento nesta segunda-feira, de última hora, para compensar uma gafe tremenda (avalizada por cada uma das assinaturas na assembleia, diga-se).

Para compensar gastos e abrigar o maior número de competidores possível, a federação dividiu o campeonato em dois grupos. Mas com um detalhe: uma chave teve sete times enquanto a outra contou com oito. Supostamente, a melhor campanha teria o mando de quadra. Mas, de acordo com as regras estabelecidas, não havia como determinar qual seria essa a melhor campanha.

E por qual motivo?

Simplesmente porque não é possível comparar o número de pontos que o Pinheiros somou pelo Grupo A (25) com os 22 que Bauru teve pelo Grupo B. Afinal, a turma do Guerrinha disputou duas partidas a menos. Dãr.

Então, para definir quem é quem na decisão, decidiram que vão somar os resultados dos mata-matas também. E ai de quem tiver uma série melhor-de-cinco complicada pela frente.

Melhor assim, né?

Afinal, decidir o mando por meio do aproveitamento de pontos na primeira fase seria terrivelmente compliado. Para constar: o Bauru teve 83,3%, contra 78,5% do Pinheiros. Ou quem sabe, para evitar distorções, levar em conta apenas os pontos ganhos pelas equipes nos confrontos com os demais três classificados de cada chave?

Mas, não. Mudou, tá mudado, e que façamos as contas daqui para a frente.

*  *  *

São estes os confrontos:

Pinheiros x Liga Sorocabana
São José x Franca
Bauru x Mogi das Cruzes
Limeira x Paulistano

Os mata-matas começam na quinta, com Limeira x Paulistano e Bauru x Mogi. Destaque para o embate entre São José, que conta com a volta de Murilo em hora providencial, com a garotada que Franca reuniu.