Vinte Um

O mítico Arvydas Sabonis em vídeos antes e depois das lesões

Giancarlo Giampietro

Não faz realmente muito tempo desde que publicamos sobre o início de jornada do Sabonis caçulinha no Málaga, né?

Ao procurar vídeos do moleque de 16 anos foi natural, depois, esbarrar em imagens preciosas do pai, o legendário, para não dizer mítico Arvydas.

Sabe aquele papo de “você não imagina como era esse cara antes das lesões”? Quem viu tem a audácia de apontá-lo como o maior pivô da história. Audácia não por ser absurda a afirmação, mas, sim, porque essa seria uma discussão interminável, considerando tantos pesos pesados concorrendo. Só para definir o maior pivô norte-americano de todos os tempos é uma senhora encrenca. Imagine colocar os europeus na jogada.

Então vamos fugir correndo desse vespeiro, enquanto o ferrão não pega, e nos contentar apenas em postar alguns vídeos históricos do gigante russo. Donnie Nelson, vice-presidente do Dallas Mavericks e ex-assistente da seleção lituana – esperto o sujeito, hein? –, afirma num deles que ele era como o Dirk Nowitzki, só que ainda mais alto (2,21 m).

Bem, eu diria que isso ainda é pouco.

Dirk é um dos jogadores mais incríveis que já vimos, sua coordenação, sua habilidade para atacar a cesta, sua consistência. Um dos maiores da história.

Mas Sabonis – aí, sim, dá para cravar – ainda está num degrau acima. E não apenas pela altura ou pelas bebedeiras. O cara tinha o chute de três pontos, podia bater para dentro, mas também era um passador dos mais criativos e eficientes. Um tremendo reboteador. Um tanque de guerra fisicamente.

Tudo isso é um ótimo pretexto para gastar aqui o YouTube sem misericórdia.

Primeiro um sensacional compacto da final do Mundial Sub-19 em Mallorca, na Espanha, editado especialmente para mostrar a atuação dominante do pivô então com 18 anos… Apesar disso, os EUA seriam campeões num final de jogo apertadíssimo, liderados pela armação do jovem e futuro briguento Scott Skiles:

Agora, já no auge físico, reparem o quão explosivo ele era. Mobilidade incomum para alguém de seu tamanho. Seus defensores alegam que a desgastante agenda esportiva soviética contribuiria para algumas  de suas lesões e minar, aos poucos, seu corpo:

Nas Olimpíadas de Barcelona-1992, Sabonis, aliás, era só sorrisos ao defender sua Lituânia, depois da queda do regime soviético. Não obstante, em 1988 ele teve uma participação decisiva e empolgante. Veja ele em ação na semifinal de Seul num embate com um David Robinson, então com 23 anos. Mitch Richmond, Danny Manning, Dan Majerle, Hersey Hawkins e Stacey Augmon também estavam na derrota por 82 a 76 e teriam todos carreiras bastante produtivas na NBA.

Vejam ele ainda em tempos soviéticos, combinando lances de diversas partidas. Em um flash, podemos vê-lo dominando o garrafão brasileiro:

Para fechar, o material produzido pelo Hall da Fama (o americano), para o qual entrou em abril de 2011. Aqui temos personagens que cruzaram com o grandalhão falando em um resumo de sua carreira: