Vinte Um

Sabonis caçulinha estreia pelo Málaga na vaga de Augusto e empolga lituanos

Giancarlo Giampietro

Nestes tempos de vacas magras, começa quase sempre desta forma: o blogueiro sai clicando em tudo o que vê pela frente, gasta o scroll, abre uma nova janela, detona o mouse, rói a quina da mesa, coça a barbicha, está prestes a desistir até se safar com uma crônica de amistoso de pré-temporada europeia. Boa!

Domantas Sabonis, caçula de Arvydas

Domantas começa bem sua carreira com um sobrenome legendário

Fazia tempo que uma vitória como a do Unicaja Málaga sobre o Cibona Zagreb, por 89 a 57, não era tão comemorada abaixo da linha do Equador. Que massacre!

Bem, troquemos um termo antes de tudo: sai comemorar, entra “saltar aos olhos”. Pois o pivô Augusto Lima não participou do jogo devido a uma tendinite no ombro direito. Mais um problema físico para o jovem brasileiro, que vem tendo muita dificuldade para conseguir uma boa sequência em quadra.

Agora, se o Augusto não jogou, o que tem de bom aí nessa peleja para se destacar, ué?

Anotem aí, então: Domantas Sabonis.

Sabonis.

Nuff said!, exclamaria o Stan Lee, aquele senhorzinho simpático que fez ponta em tudo que é blockbuster da Marvel e é um dos padrinhos da cultura pop moderna – como se houvesse cultura pop medieval, claro.

É o filho do homem, de um dos maiores jogadores da história, gente. De apenas 16 anos, 2,05m de altura segundo a Fiba, magrelinho que nem o nosso Lucas Dias, e um dos destaques do Europeu sub-16 desta temporada, dividido entre Lituânia e Letônia. Teve 14,1 pontos e 14,4 rebotes de média e foi top 20 numa sacolada de estatísticas. Contra a Polônia, pela primeira fase, apanhou assustadores 27 rebotes – recorde nos torneios de seleções de base europeias, igualando o britânico Daniel Clark, que jogou contra o Brasil agora em Londres-2012. Mas o esforço do pivô não evitou a derrota por 77 a 69 e uma campanha horrível do país, que terminou em penúltimo.

Pois, assim como acontece com o prodígio do Pinheiros, o caçulinha Sabonis já começa a ser testado entre os marmanjos, e a imprensa lituana não se aguenta. Experimente dar um Google por “Sabonis Unicaja” para sentir a euforia. É “Šešiolikmetis D.Sabonis debiutavo „Unicaja“ gretose” para cá e  “D.Sabonis išbėgo į aikštę draugiškose ''Unicaja'' rungtynėse” para lá.

O garoto entrou em quadra justamente na vaga de Augusto.

*  *  *

Domantas não é o único filho de Sabonis a tentar uma carreira no basquete, e nem é o primeiro a defender o Málaga. Seu irmão mais velho, Tautvydas, de 20 anos está no elenco de juniores do clube. Ele é um ala-pivô de 2,02m de estatura e coadjuvante de Jonas Valanciunas, aposta do Raptors, em sua categoria.

*  *  *

Navegando pela pré-temporada dos clubes espanhóis, descobrimos também o ala Igor Ibaka no elenco do Cáceres, que disputa a fortíssima LEB Oro (segunda divisão) do país. Aos 20 anos, o irmão mais novo de Serge, porém, é apenas um convidado do time – não custa fazer gentilezas com o astro – e dificilmente será contratado. Segundo relatos da imprensa local, duvidam que ele consiga ir muito longe no esporte. “O Cáceres descarta por completo que o jovem Ibaka pode ficar e disputar a liga. Ele não está pronto para jogar na LEB Oro, e ainda falta ver se ele tem faculdades suficientes para ser um profissional de basquete”, publica o site Hoy.es. Mais cândido impossível. Aparentemente, neste caso as autoridades espanholas não precisam se preocupar em acelerar sua naturalização.