Vinte Um

Férias para o blogueiro, mas ainda pode dar uma passada por aqui

Giancarlo Giampietro

Galera, vocês podem achar que é a maior mamata do mundo, né? Caramba, o cara mal inaugurou o blog aqui e já está saindo de férias. Não aguenta o tranco?!?

Mas calma!

Antes, o blogueiro já viveu uma outra encarnação. Então podemos dizer que a estafa vem do além. 🙂

Férias para o blogueiroDe todo modo, nas próximas três semanas, não será um período de inatividade total. A cada dois ou três dias, um post sofrido, batalhado vai dar as caras. Talvez os assuntos não sejam os mais quentes do mundo, mas você ainda poderá perder seu tempo por aqui. Quando, e se, Leandrinho assinar com algum clube, o Vinte Um vai ter seus comentários fresquinhos, pode deixar. O que não vai rolar, porém, são as respostas imediatas, tá?

E acho que é uma boa deixa para, além dos textinhos de ficha técnica aqui ao lado, escrever um pouco mais sobre este espaço.

Primeiro, temos uma fan page no facebook que, na volta das férias, receberá melhor cuidado: VinteUm.

Segundo, o Twitter, exposto na coluna da direita, mas toma de novo: @vinteum21.

Agora, sobre o blog:  para os heróis que o acompanham, acho que já deu para sacar que não é o veículo mais antenado do mundo, que não vai cobrir tudo, de cabo a rabo, que se passe com o basquete. O Bala já passa por isso como um trator, por exemplo. A página de basquete do UOL Esporte também traz relatos, entrevistas e notas. Não custa, vez ou outra, dar um resultado ou a notícia completa, mas não é sempre que você vai conferir nesta página o placar puro e simples de um jogo. Uma rolada de scroll para cima, um clique em ''Basquete'', e vai achar tudo do que precisar. Se o blogueiro não pode ter preguiça, o leitor também, não, vai? Não teria graça alguma escrever aqui ''o lide básico'', pressupondo que os que chegam aqui já estão, digamos, lidos.

O que não quer dizer que não possam detonar o blog, esculhambar a nação, e seja mais lá o que for. Para mim, melhor bagunçar, do que conformar. Mesmo.

Sobre os textos em si, não precisamos seguir nenhuma regrinha. Acho que não há bem um ''Manual do Blogueiro'', né? Seria, inclusive, uma tremenda de uma bobagem. Em Boston, Bill Simmons construiu um império – é isso o que eles fazem na América afinal, não? 😉 – como torcedor declarado do Celtics, o que não o impede de ser crítico ao extremo com a NBA e, claro, Danny Ainge. Funciona assim, aliás, como um certo vizinho chamado Juca Kfouri, corintiano assumido e instituição do nosso jornalismo. Então me deixem com minhas cruzadas pelo Phoenix Suns! Volta, Nash!

Outros casos: o Marc Stein, do ESPN.com, sempre usou sua ascendência judaica para fazer uma piada ou outra durante os mais de dez anos em que o leio. Sua predileção por canhotos e pelo Manchester City também viraram sua marca registrada. Cada um faz do seu jeito.

Sites e blogs estritamente informativos são essenciais, mas minha ideia é mais dialogar com eles. E acho que assim segue a vida, um complementando o outro. Que sejamos todos felizes, é o que mais importa.

Abraço!