Vinte Um

Calipari afirma que não treinará mais a República Dominicana

Giancarlo Giampietro

John Calipari

Em meio ao que se repercutiu da vitória estrondosa dos EUA sobre a República Dominicana, na semana passada, na abertura de seus amistosos preparatórios, quase que passa despercebida uma declaração que veio do outro lado, o caribenho: John Calipari afirmou que não vai dirigir mais a emergente seleção nos próximos anos.

''Sempre disse que iria me aposentar aos 55 anos. Bem, estou oficialmente me aposentado, depois desse jogo… Da República Dominicana. Vou ajudá-los, dar consultoria e fazer essas coisas, mas não acho que vou treiná-los mais'', afirmou o todo-poderoso técnico da universidade de Kemtucky, em seu site oficial.

O ''Coach Cal'' tem um cartaz enorme nos EUA, tendo, ano após ano, recrutado os melhores jogadores colegiais de seu país – vide o esquadrão que montou em 2011-2012, com seis jogadores draftados em junho. Para fazer pacotes com esse, requer muito contato. E foi esse prestígio que ele emprestou aos dominicanos, reunindo a turma da NBA, por exemplo, montando uma comissão técnica forte, entre um ou outro detalhe que pode fazer diferença. Além disso, o mais importante: é um baita técnico.

Sem Calipari, a República Dominicana seguirá como essa força a incomodar os rivais da América? Canadá, Argentina e Porto Rico aguardam essa resposta com muito interesse, é certo. O Brasil não se preocupa tanto assim, agora, por já ter a vaga no Rio-2016 garantida, claro.