Vinte Um

Em números, a importância de Huertas para a seleção

Giancarlo Giampietro

Marcelinho Huertas x Deron Williams

Huertas ignorou a marcação de Deron Williams

A gente sabe que esse tal de Marcelinho Huertas é muito importante para a seleção brasileira, né? Ainda mais depois da desenvoltura que ele mostrou na noite desta segunda-feira, contra os Estados Unidos,  dando uma canseira em Deron Williams, o homem de US$ 98 milhões do Brooklyn Nets.

Subjetivamente, a impressão que fica é a de que o Brasil empaca quando o armador vai para o banco, independentemente de quem entra: Raulzinho, Larry ou até mesmo os dois juntos.

Agora podemos falar objetivamente também, com uma força do jornalista John Schuhmann, do site da NBA e desses que se aprofunda bastante nos números. Encantado com a atuação do brasileiro, ele acaba de postar dois números de abrir os olhos em sua conta de Twitter (@johnschuhmann):

– Com Huertas em quadra, o Brasil venceu os Estados Unidos por 60 a 57; sem Huertas, perdeu por 23 a 9.

– Em termos de produção ofensiva, a seleção anotou uma média de 79 pontos por 40 minutos. Com ele no banco, foram míseros 37 pontos por 40 minutos.

Acho que… O caso fica meio que encerrado, né?

Por mais que elogiemos nossos pivôs talentosíssimos, nosso jogador mais importante está bem definido e é muito mais baixo que eles.