Vinte Um

Luis Scola vai para o Phoenix Suns

Giancarlo Giampietro

Luis Scola

Durou apenas três dias a condição de desempregado de Luis Scola. Dispensado surpreendentemente pelo Houston Rockets, o craque tem uma nova casa na NBA: o Phoenix Suns, que venceu uma espécie de leilão neste domingo para recrutar o argentino.

Funciona assim: no novo acordo trabalhista da NBA, os 30 clubes teriam o direito a ''anistiar'' – mandar embora, mesmo – qualquer um de seus jogadores, embora ainda tenha de bancar boa parte de seu salário (só será descontada a quantia que seu novo clube lhe pagará). O objetivo, na verdade, é limpar o vínculo oficialmente de sua folha de pagamento, abrindo espaço para investimentos que considere mais oportunos, sem correr o risco de estourar o teto e pagar multas. Para o Rockets, no caso, o plano é bem claro: tentar tirar Dwight Howard do Orlando Magic, ou receber um Andrew Bynum como consolo.

Bem, no seu canto, o Suns, que tenta se reinventar, não tem nada com isso. Por um preço certamente abaixo do valor de mercado do jogador adicionou nosso velho carrasco – ao mesmo tempo, usou do mesmo artifício para cortar relacionamentos com o ala Josh Childress, aquele que já foi uma contratação milionária do Olympiakos e que foi um fiasco por duas temporadas na NBA.

Por outro lado, com o jovem Markieff Morris por lá, Channing Frye e seu contrato volumoso e o recém-contratado Michael Beasley, a questão é saber como encaixar esse craque no elenco, já que ele não pode ser trocado até o final da temporada. O certo é que Scola vai se juntar no Arizona ao armador Goran Dragic, que também saiu do Rockets, mas pela porta da frente, após jogar a melhor temporada de sua carreira.