Vinte Um

Prigioni assina com o Knicks, e ficamos pensando em Huertas

Giancarlo Giampietro

Prigioni x Huertas

Pablo Prigioni, nosso velho conhecido e rival da véspera, vai experimentar, aos 35 anos, aquele gostinho de NBA. E vai logo de New York Knicks. O veterano armador resolveu deixar a Liga ACB para trás e fechou um contrato de um ano com o time de Carmelo Anthony. Ou do Amar’e Stoudemire? Ou do Jeremy Lin? Enfim.

Espécie rara esses dias, sendo um armador puro que pensa dez vezes em passar a bola antes de arriscar seu chute – até porque ele nem é muito bom nisso –, o argentino fechou pela mixaria de US$ 473 mil, o salário mínimo deles.

Diz que está empolgadão por jogar no Knicks, claro. Agora: vai conseguir jogar muito? O clube também acabou de contratar Jason Kidd. Então seriam dois os mentores para Jeremy Lin na próxima temporada, considerando que o Knicks vá cobrir a oferta do Rockets, claro. Sobram poucos minutos na rotação, quase nada.

Ok, problema dele e do time nesse caso.

E sabe do que mais? Essa negociação nos faz pensar em Marcelinho Huertas. Mais um sul-americano a fazer carreira duradoura e vitoriosa no basquete espanhol, o brasileiro tem mais três anos de contrato com o Barcelona e não sabe se tentará a liga norte-americana no futuro. Talvez não valha sempre.

Huertas, lá atrás, chegou a treinar até mesmo na academia de Tim Grover, personal trainer de Michael Jordan, Kobe Bryant e Dwyane Wade tentando a sorte no Draft. Passou batido no recrutamento, mas hoje tem cacife, se quiser, para cruzar o Atlântico. Quem sabe no futuro em um negócio como o de Prigioni? Ou até algo mais vantajoso?

Tem tempo ainda, mas a decisão do argentino está aí como um exemplo para ser seguido ou melhorado.

Atualização importante: saiu uma declaração no mínimo peculiar do técnico Mike Woodson a respeito da contratação de Prigioni. ''Assisti a uma fita dele, nós o trouxemos e ele fez um teste. Acho que ele fez um grande treino para nós. Este jovem (''young man'') pode fazer muitas coisas  em termos de cumprir a função de um armador, e é por isso que ele chegou aqui. Ele vem jogando bem por lá (Europa) por um bom número de anos, provavelmente como um dos melhores armadores na liga europeia.''

Assim… Dá para encarar de dois modos essa fala. 1) Woodson, de 54 anos, trata como  young men, jovem qualquer um que esteja abaixo de sua idade, num sentido mais informal, menos preciso; ou… 2) o técnico do Knicks talvez pense que Prigioni é sete anos mais novo. Vai saber. Escolham aí.