Vinte Um

O período mais insano da NBA

Giancarlo Giampietro

Acha que já era suficiente a loucura que vimos nos últimos meses pela temporada compensada pelo locaute? Que foi maluquice que o Draft tenha quase emendado com as finais, dando pouco tempo para muitos clubes se prepararem?

Deron Williams, cobiçado no mercado

Uma bolada Deron vai ganhar, certeza. E o restante?

Segure-se, que o período mais insano da NBA só está começando. Desde a meia-noite de domingo, os clubes foram autorizados a entrar em contato com agentes, pais, amigos, puxa-sacos e com os próprios jogadores em si, na tentativa de compor seus elencos para o próximo campeonato.

Os nomes mais badalados vocês já sabem: Deron Williams, que se reúne com Nets e Mavs nesta segunda, Jason Kidd, que definiu um raro “tamo-junto” com Deron, Steve Nash, que já andou conversando com o Raptors, Roy Hibbert, já apalavrado para assinar proposta gigantesca com o Blazers, tendo o Pacers o direito a cobrir, Ray Allen, Eric Gordon, Jeremy Lin etc.

Mas pensem o seguinte: esses são os destaques, aqueles que estavam para receber bem de qualquer jeito. Quando eles definirem seus destinos, ainda haverá muitas vagas abertas e, principalmente, muito dinheiro a ser gasto.

Nick Young, Randy Foye, Jamal Crawford, Jeff Green, Greg Stiemsma, Jordan Hill, Kirk Hinrich, Brandon Rush, Alonzo Gee, Nazr Mohammed, Delonte West, Ian Mahinmi, Brian Cook, Jared Jeffries, Anthony Randolph e outras dezenas de jogadores estão aguardando o encaixe das primeiras peças para saberem qual a fatia do bolo que vai lhes restar.

E tenha certeza de que sempre sobra, e muito, para se esbaldar. Novos cartolas querem impressionar sua base de torcedores. Outros precisam se livrar de erros antigos e acabam só piorando a coisa, e por aí vamos, com dinheiro chovendo.

Embora esse seja o primeiro verão (Hemisfério Norte) em que os times negociarão contratos com o locaute mais distante e teoricamente mais conscientes sobre as limitações do novo acordo trabalhista da liga, as primeiras horas de negociações já indicam o frenesi de sempre. A ponto de um contrato de US$ 40 milhões parecer insignifcante – valor especulado para o acordo verbal entre o mesmo Nets e Gerald Wallace, um ala que está prestes a completar 30 anos e depende muito do seu físico para desequilibrar.